Logo O POVO+
ESTADO QUER MONITORAR BARRAGENS DO DNOCS
Farol

ESTADO QUER MONITORAR BARRAGENS DO DNOCS

Edição Impressa
Tipo Notícia

A Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos do Ceará (Cogerh) já está planejando fazer o monitoramento das grandes represas construídas pelo Dnocs no Estado. O órgão, que monitora as 155 barragens no território cearense, reconhece que a autarquia federal vive dificuldades até financeiras para assumir essa obrigação. A Cogerh, hoje fazendo isso em algumas represas com aval do Dnocs, quer ampliar esse trabalho. No próximo dia 7, às 14 horas, no auditório da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), haverá debate sobre a segurança das barragens no Ceará. Estarão no encontro membros da própria Semace, órgão que controla o licenciamento de barragens; Cogerh e Secretaria dos Recursos Hídricos (SRH), que fiscalizam e monitoram barragens; e do Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (Crea), pela parte técnica, representando a sociedade civil. A propósito: o tema da modernização do licenciamento ambiental, que iria ser tratado no dia 7, ficou para março. A ordem é dar mais tempo para discussões sobre resoluções nesse aspecto, informa o secretário estadual do Meio Ambiente, Artur Bruno. "Vamos colocar à disposição da sociedade essa proposta, aceitando críticas e sugestões", complementa o titular da Sema.

HAJA ALUGUEL

A Secretaria do Trabalho, Desenvolvimento Social e Combate à Fome vai oferecer aluguel social para os moradores de rua abrigados na Praça do Ferreira para "minimizar a situação dessas pessoas". Seria interessante uma política social preventiva para evitar nova ocupação.

É DE CASA

A nova mesa diretora da Assembleia uniu interesses dos Ferreira Gomes com os de Camilo Santana. O clã emplaca amanhã José Sarto (PDT), enquanto o PT do governador ficou com a primeira vice da Casa. Isso, sem falar que Evandro Leitão (PDT) foi líder do Abolição.

FORA DA CEIA

A deputada Dra Silvana cobra "carinho e atenção" de José Sarto, principalmente depois que a maioria dos parlamentares soube acerca da composição da nova mesa da Assembleia pela imprensa. Única do PR, sonha com a presidência da Comissão da Saúde.

I FLIDS

Nesta sexta e sábado, a partir das 9 horas, no Centro Cultural Belchior (Praia de Iracema), acontecerá a I Feira Literária da Diversidade Sexual. Com palestras, venda de livros, cursos, oficinas e shows. Entrada franca. Entre atrações, José Silvério Trevisan e Letícia Lanz.

SENGE MULHER

O Sindicato dos Engenheiros do Ceará vive clima de campanha, pois nos dias 26 e 27 de fevereiro haverá eleição para escolha da nova diretoria. Duas chapas disputam: Teodora Ximenes, na chapa 1; e Maria Zita Timbó, na chapa 2.

VERBORRAGIA

André Fernandes (PSL) difunde nas redes sociais que assumirá amanhã dispensando aposentadoria parlamentar e carro oficial. Bem, de concreto, só presidente, vice e primeiro-secretário é que têm carro oficial. "Teria coragem de dispensar a VDP?", indagam colegas.

SÍNTESE
DA ARTE

O publicitário Eduardo Odécio vai mostrar sua veia de artista plástico. No próximo dia 13, às 19h30min, ele abrirá a exposição de óleo sobre tela "Blow Up". No Centro Dragão do Mar.

PAJELANÇA

Hoje, a partir das 9 horas, haverá a Marcha dos Povos Indígenas do Ceará. Sairá da Praça Luíza Távora com destino à Defensoria Pública da União e MPF, com almoço coletivo na Praça da Imprensa. Um protesto contra o esvaziamento da Funai na Era Bolsonaro.

FAMÍLIA S/A

Além de não ter sido reeleito para a Câmara, Gorete Pereira perderá também a presidência estadual do PR. Dia 8, o prefeito do Eusébio, Acilon Gonçalves, assume o comando do partido. Com ele, o filho, deputado Bruno Gonçalves, e a mulher, vereadora Maria Gonçalves.

O que você achou desse conteúdo?