Logo O POVO+
LOJISTAS, SEFAZ E ATAQUES AO FATURAMENTO
Farol

LOJISTAS, SEFAZ E ATAQUES AO FATURAMENTO

Edição Impressa
Tipo Notícia

Há um pleito dos lojistas de Fortaleza sobre a mesa da secretária da Fazenda, Fernanda Pacobahyba: eles pedem que o recolhimento da primeira parcela do ICMS relativo às vendas de dezembro seja parcelado em três vezes mensais e consecutivas, com dispensa de juros e multas. A justificativa das entidades do ramo é de que, mesmo com vendas boas se registrando por conta do Natal, a onda de ataques criminosos que chegou a afetar o transporte coletivo acabou sendo um duro golpe no faturamento. "Nos primeiros dias dos ataques, tivemos lojas fechadas e, nas semanas seguintes, queda de mais de 50 por cento no movimento", diz para a coluna o presidente do Sindilojas, Cid Alves. "Comparado com janeiro de 2018, tivemos queda real de 8 a 10 por cento no movimento. Queremos pagar, mas parcelando, como forma de não termos problemas de atraso também no pagamento de salário do nosso pessoal", acrescenta o empresário. A Sefaz, no entanto, até agora, não deu resposta.

AMIGOS, AMIGOS...

O prefeito Roberto Cláudio (PDT) não vai à abertura dos trabalhos da Câmara Municipal dia 1º de fevereiro. Só irá a essa Casa legislativa semana que vem. Resolveu prestigiar, em Brasília, a posse do seu amigo, o senador eleito Cid Gomes (PDT).

LEITÃO DE MOLHO

Certeza. O pedetista Evandro Leitão está trocando a liderança do governo na Assembleia pela primeira-secretaria da Casa. A única pendência para fechar a nova mesa está na primeira vice-presidência. Aliás, Sarto anunciará a nova mesa numa coletiva.

POLÍTICA
DE CAMPO

Antonio Amorim foi mantido como presidente da Ematerce. Na prática, pesou a força e influência das entidades que atuam na chamada agricultura familiar e que contam com a simpatia de Camilo Santana. Agora é reforçar o trabalho de extensão também rural.

BRIGA SUPERIOR

Heitor Freire, deputado federal eleito pelo PSL, já tem um projeto para apresentar logo que a Câmara inicie trabalhos: matéria definindo como da livre escolha do presidente da República o reitor das universidades federais. Atualmente, há consulta e lista tríplice.

POLÍTICA & SAÚDE

Odorico Monteiro, deputado federal que não foi reeleito, pode coordenar a Fiocruz do Ceará. Ele, que já é pesquisador desse organismo, é também o presidente do PSB estadual.

PACOTE ANTICRIME

Camilo Santana participará, segunda que vem, de reunião que o ministro Sergio Moro (Justiça e Segurança Pública) fará, em Brasília, com todos os governadores. É para fechar pacote na área da segurança a ser enviado ao Congresso. Entre alvos, as facções.

TÁ BOM!

Na próxima semana, a CNI entregará aos novos dirigentes da Câmara e do Senado a sua Agenda Legislativa. Com promessa de incluir, por causa da tragédia de Brumadinho, propostas que apertem o nó no quesito licenciamento ambiental. Vamos aguardar pra conferir.

NA PONTA

O Dr.Cabeto, secretário da Saúde do Estado, entregou ao governador Camilo Santana seu plano de ações. Prioriza otimização dos recursos e aumento da produtividade. Assim como na educação, haverá cobrança constante de resultados dos dirigentes da área.

SINAL VERDE

Igor Ponte continua à frente do Detran, aguardando só confirmação para permanecer estacionado no órgão. Enquanto isso, Luís Fernando Simones, diretor administrativo e financeiro, e Daniel Paiva, procurador jurídico, foram mantidos nos cargos.

O que você achou desse conteúdo?