Logo O POVO+
Piloto pousa em pane com 355 pessoas a bordo
Farol

Piloto pousa em pane com 355 pessoas a bordo

|BELO HORIZONTE|
Edição Impressa
Tipo Notícia
NULL (Foto: )
Foto: NULL
[FOTO1]

Um avião da Latam, que havia saído de Guarulhos em direção a Londres com 355 pessoas, teve de fazer um pouso de emergência em Belo Horizonte por causa de uma grave pane elétrica. O pânico foi ainda maior porque o áudio do piloto, em que ele comunicava o problema para a torre de comando, vazou. Já com o avião às escuras, eles escutaram o comandante dizer que havia um "problema grave com a aeronave" e que ela estava "sem estabilidade".

 

"Muitos choraram, outros gritavam, alguns ficaram introspectivos", disse o advogado Marcello Santana, que estava no voo. Os comissários tentavam acalmá-los. Muitos rezavam, se abraçavam e davam as mãos. Uma passageira contou no Twitter que o desespero começou com cerca de 40 minutos de voo. Foi quando ouviram um barulho alto e todos os monitores das poltronas se apagaram.

 

O jornal O Estado de S. Paulo teve acesso à conversa do piloto com a torre de comando, inclusive trechos que não foram ouvidos pelos passageiros. O piloto temia por uma explosão no pouso por causa do peso da aeronave Boieng 777, que estava com os tanques cheios. "Estamos iniciando o procedimento tentando aliviar o máximo possível o peso da aeronave, mas tá difícil", disse. "Por gentileza, providencie bombeiros, tá ok, amigão", completou.

 

Segundo passageiros, o momento do pouso foi assustador porque houve um tranco muito forte e um estouro. Os pneus estouraram e pegaram fogo. Os bombeiros tiveram de entrar na pista e controlar o incêndio antes de os passageiros desembarcarem. Ninguém se feriu. 

 

(AE)

 

O que você achou desse conteúdo?