Logo O POVO+
MP de Goiás recebe 40 denúncias contra médium
Farol

MP de Goiás recebe 40 denúncias contra médium

| Abuso | Força-tarefa foi criada para investigar casos envolvendo João de Deus
Edição Impressa
Tipo Notícia

A força-tarefa do Ministério Público de Goiás (MP-GO), criada para investigar os casos de abuso sexual que teriam sido cometidos por João Teixeira de Faria, o médium João de Deus, recebeu ontem 40 contatos formais de vítimas. A Promotoria e a Polícia Civil começou a agendar os depoimentos das mulheres.

 

? As conversas informais ouvidas até o momento pelo MP-GO indicam que a investigação terá como ponto central o abuso sexual. Mas, além disso, será avaliada também a prática de outros crimes. Nem Promotoria nem Polícia informaram quais seriam os demais delitos.

 

As duas instituições se preparam para a possibilidade de pedir o fechamento preventivo da Casa Dom Inácio de Loyola, onde os atendimentos são realizados. "Temos ainda de avaliar os depoimentos que forem formalizados. 

 

Dependendo do que for constatado, essa hipótese não está descartada",  afirmou o coordenador do Centro de Apoio Operacional Criminal do MP-GO, Luciano Meireles. A medida seria tomada para evitar a eventual prática de novos delitos.

 

As investigações agora serão feitas de forma simultânea pelo MP-GO e pela Polícia Civil, que também formou um grupo específico para a investigação. A Polícia recebeu o contato de mais duas mulheres. Além disso, no fim de semana, foram registrados dois boletins de ocorrência contra o religioso. 

 

Promotores afirmam ser indispensável que vítimas formalizem as denúncias.

Além de depoimentos, serão usados como prova laudos psicológicos Meireles disse que, conforme o andamento da coleta de provas, casos semelhantes que já haviam sido arquivados poderão ser reabertos. O representante do MP-GO afirma que as penas, somadas, podem chegar a mais de 150 anos.

 

O MP-GO e a Polícia Civil já apuram há meses denúncias de abuso sexual envolvendo João de Deus. No último sábado, 8, o programa da TV Globo Conversa com o Bial trouxe dez relatos de abusos que teriam sido praticados pelo médium. 

 

(Agência Estado)

 

livro

 

A editora Companhia das Letras anunciou ontem que suspendeu a distribuição do livro João de Deus: Um Médium no Coração do Brasil

O que você achou desse conteúdo?