Logo O POVO+
Cantora Miúcha morre aos 81 anos, no Riode Janeiro
Farol

Cantora Miúcha morre aos 81 anos, no Riode Janeiro

| MÚSICA | Artista, irmã de Chico Buarque e mãe de Bebel Gilberto, não resistiu a uma parada respiratória
Edição Impressa
Tipo Notícia
NULL (Foto: )
Foto: NULL
[FOTO1]

Era como a seda, uma voz que chegava onde queria com o balbuciar dos cochichos e a leveza do vento. Miúcha era na vida o que cantava. Amorosa, leal, entregue, sorridente, da espécie de gente que gosta de gente. Irmã de Chico Buarque, filha de Sérgio, amiga de Vinicius, casada com João Gilberto, mãe de Bebel, jamais tirou proveito da poltrona de vista privilegiada na qual se sentou a vida toda e que lhe permitia ver tudo, onde quer que estivesse. A cantora e a mulher, que não resistiu ao câncer no pulmão e teve uma parada respiratória, se foi ontem, aos 81 anos, no Rio.

 

Nascida Heloísa Maria Buarque de Hollanda, a artista passou mal em casa onde se tratava de um câncer. O velório e enterro estão previstos para hoje, no Cemitério São João Batista. Em nota, o Hospital Samaritano, em Botafogo, informou que a cantora e compositora morreu "em decorrência de um quadro de insuficiência respiratória.

 

Nos anos de 1970, Miúcha lançou alguns dos maiores sucessos de sua carreira: "Maninha" (composta por Chico Buarque em homenagem a ela), "Pela luz dos olhos teus" (Vinicius), "Vai levando" (Chico Buarque e Caetano Veloso), "Samba do avião", "Falando de amor" (ambas de Tom Jobim) e "Dinheiro em penca" (Tom Jobim e Cacaso), que serviria de inspiração para o irmão Chico criar a música Para todos, título de seu disco em 1993.

 

A artista gravou discos e apresentou-se em palcos em vários países. O último trabalho dela foi "Rosa amarela" (1999), foi lançado primeiro no Japão, e inclui clássicos como "Doce de coco" (Jacob do Bandolim) e composições, como "Assentamento" (Chico Buarque). 

 

(das agências)

 

O que você achou desse conteúdo?