PUBLICIDADE
Jornal
VERSÃO IMPRESSA

9 alpinistas morrem em tempestade no Nepal

24/05/2019 23:34:55

Os nove alpinistas de uma expedição sul-coreana morreram no Monte Gurja, no Nepal, devido a uma forte nevasca que devastou seu acampamento, em uma das piores tragédias do alpinismo no Himalaia nos últimos anos. Os corpos de oito pessoas - quatro sul-coreanos e quatro guias nepaleses - foram encontrados nos escombros de seu acampamento por uma equipe de resgate ontem, mas as condições climáticas adversas impediram os esforços de busca.

Um quinto alpinista sul-coreano, que inicialmente havia sido dado como desaparecido desde que teve que se juntar à equipe principal, foi encontrado morto no acampamento-base, devastado pela tempestade, fazendo o número de mortos subir para nove, segundo autoridades. Um sexto sul-corano, que se encontrava em uma localidade do vale situado mais abaixo, sobreviveu, acrescentaram as fontes.

O piloto de helicóptero Siddartha Gurung, um dos primeiros a chegar ao acampamento-base após a tempestade, descreveu uma cena de caos para a AFP."Tudo desapareceu, todas as barracas voaram, as vítimas estão espalhadas por todo o lugar", explicou o piloto, que conseguiu posicionar seu helicóptero um pouco acima do acampamento, mas não conseguiu se aproximar a pé. (AFP)

TAGS