Logo O POVO+
Tsunami na Indonésia deixa dezenas de mortos
Farol

Tsunami na Indonésia deixa dezenas de mortos

| Após terremoto | O tremor de magnitude 7,5 que antecedeu a onda destruiu prédios
Edição Impressa
Tipo Notícia
NULL (Foto: )
Foto: NULL

[FOTO1] 

Dezenas de pessoas morreram na Indonésia em razão do terremoto seguido de tsunami que abalou a ilha Célebes na sexta-feira, 28. As autoridades indonésias ainda não haviam divulgado um boletim sobre vítimas até o fechamento desta edição, mas as fotos tiradas na cidade de Palu, de 350 mil habitantes, mostram  corpos ao longo da costa um dia após o tsunami com ondas de até 1,5 metro.

 

O tsunami foi causado por um forte terremoto de magnitude 7,5 que atingiu a região - informou a Agência Nacional de Desastres.

 

Uma gravação de vídeo feita do alto da rampa de um estacionamento em Palu mostrou uma onda arrasando edifícios e inundando uma grande mesquita. Além disso, o tremor atingiu prédios e fez os habitantes correrem em pânico para as ruas.

 

"Há informações de que muitos edifícios caíram no terremoto", disse em um comunicado o porta-voz da agência, Sutopo Purwo Nugroho. "Os habitantes entraram em pânico e saíram correndo de suas casas", relatou. Segundo ele, equipes de busca e resgate foram enviadas para as zonas mais afetadas.

 

O principal aeroporto de Palu foi fechado às 19h30 locais e se manterá sem funcionar por 24 horas, de acordo com as autoridades. Várias pessoas que vivem a centenas de quilômetros do epicentro disseram ter sentido o forte tremor, algumas horas depois de um pequeno sismo que deixou pelo menos um morto nessa mesma região.

 

O sismo registrado ontem foi de maior magnitude do que a série de terremotos que este ano deixou centenas de mortos na ilha de Lombok.

De acordo com o US Geological Survey (USGS), o terremoto foi registrado na ilha de Sulawesi, com profundidade de apenas 10 quilômetros, pouco antes das 18h locais (8h em Brasília).

 

Os sismos registrados na ilha indonésia de Lombok no verão passado deixaram 555 mortos, cerca de 1.500 feridos e mais de 400 mil deslocados.  

 

(AFP)

 

O que você achou desse conteúdo?