Logo O POVO+
Zona Azul será via aplicativo a partir do dia 16
Farol

Zona Azul será via aplicativo a partir do dia 16

Edição Impressa
Tipo Notícia

O sistema de estacionamentos de vias públicas na Capital passará a funcionar com intermediação de aplicativos a partir da próxima quinta-feira, 16. As vagas de Zona Azul são utilizadas atualmente mediante a compra de um cartão de papel. A alternativa digital já é adotada em outras capitais do Brasil. Prefeitura e Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) realizaram seleção de pelo menos seis empresas para desenvolver os apps.

 

A população poderá escolher entre os aplicativos para fazer a compra dos créditos digitais. Após informar o nome completo, email, placa do veículo e forma de pagamento, o cidadão poderá pagar pelas horas que deseja ficar na vaga de estacionamento. O valor cobrado será mediado pela Prefeitura, que enviará uma tabela de preços para as empresas participantes. A taxa inicial será de R$ 2.

 

A empresa Serttel Soluções em Mobilidade e Segurança Urbana, que já é responsável pelas bicicletas e carros compartilhados da Capital, irá lançar um dos aplicativos para os tickets de estacionamento. A Serbet Sistemas de Estacionamento Veicular Brasil também vai participar do lançamento com o app "Estacionamento Digital", que já funciona em 17 cidades. Uma das empresas cearenses credenciadas para fazer o app é a Necava, com o "Zona Fácil".

 

"O app vai mostrar onde existem vagas próximas à sua localização. Após a seleção da vaga e estacionamento do veículo, o programa começa a contar o tempo e envia notificações para o usuário avisando quantos minutos faltam", explica o diretor de desenvolvimento do Zona Fácil, Rithyelle Costa.

 

Como o sistema entrará em fase de instalação, os cartões de papel ainda funcionarão pelos próximos três meses, de acordo com a assessoria da AMC.

O que você achou desse conteúdo?