Logo O POVO+
Hospital de Messejana ameaça suspender atendimento de emergência
Farol

Hospital de Messejana ameaça suspender atendimento de emergência

| superlotação | A direção anunciou a decisão aos funcionários, mas afirma que medida não foi adotada
Edição Impressa
Tipo Notícia
NULL (Foto: )
Foto: NULL
[FOTO1]

Em memorando interno, a direção do Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart Gomes anunciou decisão de suspender o atendimento de emergência na unidade durante três dias. Entre a quinta-feira, 2, e hoje, apenas casos de infarto agudo do miocárdio com supra, bloqueio atrioventricular total sintomático ou risco imediato de morte seriam acolhidos. Procurada pelo

O POVO, a assessoria de comunicação defendeu que o serviço não chegou a ser interrompido.

 

O memorando nº 70/2018 encaminhado pela direção à Chefia da Unidade de Emergência afirmava que a medida ocorria "em função da total incapacidade de atendimento da demanda explosiva da emergência, caracterizada pela inexistência de sequer um leito vago e após aquiescência do Sr. Secretário Estadual de Saúde, Dr. Henrique Javi".

 

O documento cita o Conselho Regional de Medicina do Ceará, que estaria ciente da medida. Conforme o próprio hospital, na última quinta-feira existiam 103 pacientes internados além da capacidade de leitos.

 

Diante da situação, o Sindicato dos Médicos do Ceará (Simec) notificou ontem a Sesa, o Cremec e a direção do hospital, solicitando esclarecimentos e providências. "Cogitar uma atitude como essa já é um absurdo", afirma o presidente do Simec, Edmar Fernandes. 

 

Conforme ele, um dos principais motivos para a situação é a falta de  hospitais que deem retaguarda à instituição.

 

O promotor de Justiça Luciano Percicotti, que atuou na Promotoria de Defesa da Saúde Pública, lembrou que no ano passado já havia ocorrido crise semelhante no mesmo hospital e em 2015 no Hospital Geral de Fortaleza. "Às vezes é a forma que a direção tem de pressionar o Governo em busca de melhorias, porque fica refém da superlotação e da falta de insumos", justifica.

 

O POVO solicitou entrevista com a direção do HM e com Henrique Javi, titular da Sesa. Por meio de nota, o hospital informou que o atendimento da emergência segue de forma habitual. "Durante a noite de ontem (19h às 23h), quinta-feira (2), a triagem médica foi otimizada diante da grande demanda no hospital. Pacientes fora do perfil da unidade, que é de alta complexidade e que não apresentam risco de vida, estão sendo orientados a procurar outros serviços de emergência do SUS", informaram. Já a assessoria da Sesa afirmou que a nota do hospital contemplava o posicionamento do órgão. (Eduarda Talicy)

O que você achou desse conteúdo?