Logo O POVO+
Governo federal diz que enviará Força Nacional a Roraima
Farol

Governo federal diz que enviará Força Nacional a Roraima

| pacaraima | Cerca de 1,2 mil imigrantes venezuelanos teriam deixado o Brasil após o conflito deste fim de semana
Edição Impressa
Tipo Notícia
NULL (Foto: )
Foto: NULL
[FOTO1]

Mais 120 homens da Força Nacional de Segurança e 36 voluntários na área de Saúde deverão seguir para Pacaraima, Roraima, após os tumultos entre imigrantes venezuelanos e moradores brasileiros ocorridos neste sábado, 18. As medidas foram decididas em reunião do presidente Michel Temer com um grupo de ministros, concluída na tarde de ontem. Sessenta homens já estão em prontidão em Brasília e mais 60 poderão seguir nos próximos dias.

 

Na reunião, ficou decidido também que os esforços de interiorização de venezuelanos para outros estados serão intensificados. Isso deverá reduzir a pressão sobre Roraima, que tem sido a principal porta de entrada para os migrantes do país vizinho. Grupos já foram enviados para São Paulo, Mato Grosso e Brasília, entre outros.

 

Aparentemente, o episódio foi uma resposta ao assalto por parte de venezuelanos de um conhecido comerciante da cidade, que ficou ferido. Isso teria levado dezenas de moradores a atacar os principais acampamentos de imigrantes e queimar seus pertences. "Foi terrível, queimaram as barracas e tudo o que havia dentro", contou Carol Marcano, venezuelana que trabalha em Boa Vista e que estava na fronteira voltando de seu país. "Houve tiros, queimaram pneus", disse.

 

A governadora do estado de Roraima, Suely Campos, reiterou que deveriam fechar temporariamente a fronteira, porque as autoridades
estão sobrecarregadas, especialmente na capital Boa Vista, e pediu a Brasília reforços para "enfrentar o aumento da criminalidade". 

 

Entretanto, o Ministério venezuelano das Relações Exteriores solicitou no sábado às autoridades brasileiras as "garantias correspondentes aos nacionais venezuelanos e que tome as medidas de proteção e segurança de suas famílias e bens".

 

No Brasil, a Polícia Federal estima que cerca de 500 venezuelanos entrem diariamente pela fronteira. O auge deste ano, em janeiro, oscilou entre 900 e 1.200. No primeiro semestre de 2018, 56.740 venezuelanos buscaram legalizar sua situação no Brasil, solicitando refúgio, ou visto de residência temporária. 

 

(Das agências)

 

O que você achou desse conteúdo?