Logo O POVO+
Termina hoje prazo para taxistas rendeiros pedirem permissão definitiva
Farol

Termina hoje prazo para taxistas rendeiros pedirem permissão definitiva

|Fortaleza|
Edição Impressa
Tipo Notícia

Os condutores auxiliares de táxis, também chamados de rendeiros (aqueles que alugam vaga de taxista), têm até hoje para solicitar credenciamento e autorização para ocuparem as novas vagas de táxis criadas pela Prefeitura de Fortaleza. Os interessados precisam estar cadastrados junto à Empresa de Transporte Urbano do Município de Fortaleza (Etufor) e entregar documentação na Central de Atendimento da Prefeitura, no Shopping RioMar Fortaleza.

 

No último dia 6 de junho, o prefeito Roberto Cláudio (PDT) sancionou a lei 205/2018, que autoriza a implantação de 3 mil novas vagas.

 

O presidente do Sindicato dos Taxistas do Ceará (Sinditaxi), Vicente de Paula, estima que cerca de dois mil interessados devem se candidatar às vagas. Para ele, o aumento na oferta deverá impulsionar a utilização do serviço de táxi na Capital que, segundo ele, cresceu 40% nos seis primeiros meses de 2018, em comparação ao mesmo período de 2017.

 

Após os documentos serem aprovados e a autorização for concedida, os motoristas precisam cadastrar o veículo que será utilizado dentro do prazo de três anos. Dentre as exigências, os carros devem ser de cor branca, ter ar-condicionado, quatro ou cinco portas e comportar até sete passageiros.

 

Sobre a quantidade de inscrições já realizadas, por telefone, a assessoria da Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos (SCSP), informou que não tinha os dados antes do fim do processo. Sobre o quantitativo atual de permissionários e rendeiros na Capital e a possibilidade de prorrogação do período de inscrições, caso as três mil vagas não sejam ocupadas, a pasta não se pronunciou até o fechamento desta matéria.

 

Documentos necessários

Cópia autenticada da Carteira Nacional de Habilitação categorias B, C, D ou E que contenha a observação EAR (Exerce Atividade Remunerada);

 

Cópia autenticada da Carteira Padrão que esteve e/ou está vigente entre 1º de janeiro de 2016 até a data de publicação do edital;

 

Comprovante de endereço;

 

Certidões negativas de antecedentes criminais expedidas pela Justiça Comum e pela Justiça Federal;

 

Certidões negativas de tributos municipais, estaduais e federais;

 

Cópia autenticada da Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS);

 

Comprovante de inscrição como contribuinte individual junto ao Instituto Nacional de Previdência Social (INSS).

O que você achou desse conteúdo?