PUBLICIDADE
VERSÃO IMPRESSA

Temor de tsunami motiva evacuação em ilha da Groenlândia

2018-07-14 01:30:00
NULL
NULL
[FOTO1]

A presença de um enorme iceberg à deriva perto de uma localidade costeira da Groenlândia gera temores de tsunami. O fenômeno acontecerá caso o iceberg se rompa. As autoridades ordenaram a evacuação da zona.


“O iceberg está perto da localidade e a polícia estuda o que deve ser feito”, indicou Kunuk Frediksen, chefe da polícia da Groenlândia, território dinamarquês autônomo.


As autoridades da Groenlândia pediram aos habitantes da zona da ilha Innarsuit que evacuem a costa, por temores de que o iceberg — que apareceu na última quinta-feira, 12 — possa quebrar e inundar o lugar.


“Tememos que o iceberg quebre e provoque uma inundação na localidade”, disse Lina Davidsen, chefe de segurança da polícia da Groenlândia, à agência de notícias dinamarquesa Ritzau, acrescentando que não se sabe quantas pessoas foram evacuadas.


Esta zona do noroeste da ilha tem 169 habitantes, mas apenas os que vivem mais perto do lugar onde está o iceberg precisaram deixar as casas, segundo a agência dinamarquesa.


Este fato acontece depois que cientistas da Universidade de Nova York filmaram e publicaram um vídeo sobre a ruptura de um enorme iceberg de uma geleira na região oriental da Groenlândia, em junho passado. (AFP)

TAGS