Logo O POVO+
Ministro vai aos EUA para visitar crianças separadas dos pais
Farol

Ministro vai aos EUA para visitar crianças separadas dos pais

| MUNDO | O ministro Aloysio Nunes Ferreira buscará solução para casos de 58 crianças brasileiras separadas dos pais identificados como imigrantes ilegais
Edição Impressa
Tipo Notícia

O ministro das Relações Exteriores, Aloysio Nunes Ferreira, viaja hoje para os Estados Unidos na tentativa de buscar uma solução para o impasse que envolve filhos de brasileiros separados dos pais identificados como imigrantes ilegais. Em comunicado ontem, o Itamaraty faz duras críticas à política migratória norte-americana e diz esperar a revogação das medidas adotadas recentemente.


O chanceler visitará as crianças e adolescentes que estão em abrigo da rede Heartland Alliance, em Chicago. O abrigo é um dos 16 locais de acolhimento, nos Estados Unidos, em que estão brasileiros. Sexta-feira e sábado, Aloysio Nunes se reúne em Chicago com 14 cônsules nos Estados Unidos, Canadá e México. Não há encontros agendados com autoridades norte-americanas.


Nas conversas com os cônsules brasileiros, o chanceler quer discutir o apoio que tem sido prestado às crianças e aos adolescentes, assim como a assistência jurídica a pais e responsáveis. “A reunião de coordenação analisará com especial atenção os reflexos da atual política migratória do governo norte-americano para as comunidades brasileiras, em particular a situação dos menores que se encontram separados de seus pais ou responsáveis”, detalhou o Itamaraty sobre como será a visita do chanceler.


O último balanço do Governo do Brasil aponta para a existência de 58 crianças e adolescentes em 16 abrigos espalhados pelos Estados Unidos, principalmente em Chicago.


Na visita, o chanceler deverá mencionar a política de assistência aos brasileiros no exterior, que inclui iniciativas para ampliação do atendimento consular, reforço dos conselhos de cidadãos (brasileiros), enfrentamento à violência de gênero, apoio ao micro e pequeno empreendedorismo, educação de crianças e facilitação do exercício do direito ao voto no exterior. (Agência Brasil)

O que você achou desse conteúdo?