Logo O POVO+
Literatura cearense será tema de desfile da União da Ilha, no RJ
Farol

Literatura cearense será tema de desfile da União da Ilha, no RJ

Edição Impressa
Tipo Notícia
NULL (Foto: )
Foto: NULL
[FOTO1]

A Escola de Samba União da Ilha do Governador, que desfila no Grupo Especial do Carnaval do Rio de Janeiro, divulgou ontem, durante evento na quadra da agremiação, que o enredo de seu samba para o desfile de 2019 fará uma homenagem ao Ceará. Com assinatura do carnavalesco Severo Luzardo, o enredo A peleja poética entre Rachel e Alencar no avarandado do céu parte de uma leitura lúdica das obras dos escritores José de Alencar e Rachel de Queiroz. A intenção, conforme a sinopse afirma, é aproximar cultura popular e educação. O sertão, a fé e elementos da arte cearense serão destaque no samba-enredo.


Essa não é a primeira vez que a União da Ilha conta e canta o Ceará em seus desfiles: em 1962, a escola homenageou o poeta Catulo da Paixão Cearense, que nasceu no Maranhão mas é descendente de cearenses e um dos principais nomes da cultura popular nordestina.

Assim, em 2019, o Ceará aparecerá em dose dupla na Sapucaí: a Paraíso do Tuiuti já havia anunciado que terá em seu enredo a história do Bode Ioiô. (João Gabriel Tréz)

O que você achou desse conteúdo?