Logo O POVO+
Fortaleza tem apenas três pontos impróprios para banho
Farol

Fortaleza tem apenas três pontos impróprios para banho

| Balneabilidade |
Edição Impressa
Tipo Notícia
NULL (Foto: )
Foto: NULL
[FOTO1]

As águas da maior parte do litoral de Fortaleza estão favoráveis à balneabilidade. Segundo relatório da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), em apenas três pontos - no Farol do Mucuripe, entre a foz do Rio Ceará e a rua das Goiabeiras, e na Barra do Ceará - a faixa de litoral se revelou imprópria ao banho.

 

Se dentro d'água é uma limpeza só, fora dela a situação nem sempre é assim. Em locais como na Praia de Iracema, em frente ao Centro Cultural Belchior (ponto conhecido como "Praia dos Crush"), latas, pontas de cigarro, papel de bombom, cascas de cocos, copos descartáveis e sacos plásticos dividiam a areia com os guarda-sóis coloridos.

 

Mesmo sem estar de férias, a atendente de telemarketing Érica de Sousa, 21, aproveitou a folga para ir à praia. Ela levou um saco plástico no qual reunia o lixo da praia. "É triste pensar que todo esse lixo é deixado justamente por quem usa a praia, por pura falta de consciência e de educação ambiental", lamenta.

 

Edilene Oliveira, coordenadora de Políticas Ambientais da Secretaria Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma) conta que a pasta realiza ações de limpeza e educação ambiental. Porém, são necessárias, segundo ela, mudanças de atitudes.

 

Até o fim do ano, a Seuma deve realizar 20 atividades de limpeza em rios, lagoas e praias, com ações que envolvam não só o poder público. Elas devem contar com instituições e, principalmente, da comunidade, para evitar o retrabalho da secretaria limpar o local, a população sujar e ser necessário um novo asseio.

Angélica Feitosa

 

O que você achou desse conteúdo?