PUBLICIDADE
VERSÃO IMPRESSA

Britânicos que acharam meninos são especialistas em resgates difíceis

2018-07-04 01:30:00
NULL
NULL
[FOTO1]

Dois dos três mergulhadores voluntários britânicos que lideraram a equipe que ajudou a encontrar um time de futebol infantil preso em um complexo de cavernas na Tailândia têm um histórico de resgates difíceis em todo o mundo.


Rick Stanton e John Volanthen, que trabalham como bombeiro e engenheiro de computação, respectivamente, percorreram um longo e sinuoso caminho através das cavernas inundadas para encontrar as 12 crianças e seu treinador, nove dias depois de terem desaparecido. Além deles, participou também da missão o mergulhador Robert Harper.


Stanton explicou a um jornal local em 2012 que sua maior conquista foi resgatar seis soldados britânicos presos em cavernas no México. Ele e Volanthen também ajudaram em 2010 a encontrar Eric Establie, um experiente espeleólogo francês que ficou preso na região de Ardeche, no sul da França. Lamentavelmente, Establie faleceu.


“Todas as missões de resgate em cavernas são bastante impressionantes, mas o mais desafiador foi a da França”, disse Stanton na entrevista, por ocasião de sua condecoração pela rainha Elizabeth II. Na Tailândia, a equipe tem evitado a imprensa, com Volanthen dizendo aos jornalistas que “temos um trabalho a fazer” quando chegou ao local. (AFP)

TAGS