Logo O POVO+
Maternidade Escola promove 4º edição da Semana do Bebê
Farol

Maternidade Escola promove 4º edição da Semana do Bebê

| SAÚDE | Evento conta com atividades voltadas para orientação de gestantes e puérperas sobre cuidados com os recém-nascidos e direitos das mães
Edição Impressa
Tipo Notícia
A chegada de uma criança traz surpresas, inseguranças e muitas dúvidas para os pais. A situação fica ainda mais complexa quando o bebê nasce prematuramente. Esse é um dos temas da 4ª edição da Semana do Bebê, promovida pela Maternidade Escola Assis Chateaubriand (Meac) até sexta-feira, 15. O evento, que neste ano apresenta o tema o “Vínculo da família, direitos e cuidados com o recém-nascido”, traz atividades para gestantes, puérperas, acompanhantes e público externo, além de profissionais da instituição.

 

Referência em neonatologia, a maternidade realiza, em média, 430 partos por mês, sendo 25% de bebês prematuros. Além disso, dispõe de um ambulatório do adolescente, referência no atendimento a jovens grávidas, e que já realizou mais de 120 mil consultas de pré-natal e ginecologia.

 

Segundo a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), 20% das gestantes atendidas na Meac são adolescentes. Esse público recebe instruções sobre cuidados com o bebê, que geralmente são prematuros. É o caso de Renícia Rodrigues, 16, mãe de Layla, que nasceu após sete meses de gestação e com baixo peso. “Lembro que tive uma irritação e comecei a entrar em trabalho de parto. Ao chegar aqui, eu e minha filha fomos bem tratadas e recebemos muita atenção”, relata.

 

A programação da Semana do Bebê também apresentará o projeto da fotógrafa Suely Guimarães “Fazendo Mamãe Feliz”. Mensalmente, dentro da Meac, é feito um ensaio com alguns recém-nascidos. As fotos desse trabalho voluntário são expostas em um mural próximo à enfermaria onde ficam os bebês.


Outra temática nesta edição são os direitos e a segurança do bebê, com palestras e rodas de conversa como: direitos das mães que amamentam, uso racional de medicamentos em gestantes e bebês, prevenção de quedas dos bebês, como identificar eventos adversos pós-vacinais, uso de medicação em pediatria e direitos do recém-nascido. (Ingrid Thaís/Especial para O POVO)

 

PROGRAMAÇÃO BIT.LY/SEMANADOBEBE
 

A Semana do Bebê da Meac é realizada até 15 de junho, na sede da maternidade, no bairro Rodolfo Teófilo

O que você achou desse conteúdo?