Logo O POVO+
Trump cancela encontro com Kim Jon-un
Farol

Trump cancela encontro com Kim Jon-un

| MUNDO | Presidente americano, por carta, desmarcou a reunião alegando "aberta hostilidade" de Pyongyang
Edição Impressa
Tipo Notícia
NULL (Foto: )
Foto: NULL

[FOTO1] O presidente dos EUA, Donald Trump, cancelou a reunião de cúpula com o líder norte-coreano Kim Jon-un, marcada para o dia 12 de junho, em Cingapura. Trump desmarcou o encontro por meio de carta enviada a Pyongyang alegando “aberta hostilidade” de Kim. 


“Infelizmente, com base na tremenda raiva e aberta hostilidade demonstradas em suas declarações mais recentes, eu sinto que é inapropriado, neste momento, ter este encontro tão longamente planejado”, escreveu Trump no documento, divulgado ontem pela Casa Branca.
 

A notícia do cancelamento foi divulgada poucas horas depois de a agência de notícias norte-coreana KCNA assegurar que Pyongyang havia desmantelado e demolido um centro de testes nucleares, algo que o secretário-geral da ONU, António Guterres, saudou, mesmo lamentando a ausência de especialistas internacionais. Guterres se disse “profundamente preocupado” com a anulação da reunião e exortou “todas as partes a manter o diálogo para encontrar uma via para a desnuclearização pacífica e verificável na península coreana”.
 

O presidente sul-coreano, Moon Jae-In, afirmou que “lamenta profundamente” a decisão de Trump de cancelar a cúpula e que “a desnuclearização da península coreana e a paz permanente é uma tarefa histórica que não pode ser cancelada ou atrasada”. 

 

(AFP)

O que você achou desse conteúdo?