Logo O POVO+
Putin tem vitória 'esmagadora' e se elege para quarto mandato
Farol

Putin tem vitória 'esmagadora' e se elege para quarto mandato

Última parcial de ontem apontava atual presidente com mais de 75% dos votos. Oposição acusou fraudes
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
NULL (Foto: )
Foto: NULL
[FOTO1]

Vladimir Putin venceu as eleições presidenciais russas de forma esmagadora ontem e se elegeu para um quarto mandato que se estenderá até 2024. Com 72,9% das urnas apuradas, Putin, de 65 anos, tinha 75,9% dos votos, muito acima dos 63,6% obtidos em 2012, informou a Comissão Eleitoral, atualizando as últimas cifras.


O chefe de Estado superou o candidato comunista Pavel Grudinin, com 12,5% dos votos, o ultranacionalista Vladimir Jirinovski (6%) e a jornalista ligada à oposição liberal, Ksénia Sobtchak (1,4%).


Putin disse aos seus simpatizantes, reunidos nas imediações do Kremlin, que via na vitória “a confiança e a esperança” do povo russo. “Vamos trabalhar duro, de forma responsável e eficiente”, assegurou. Durante o atual mandato de Putin, os preços do petróleo desabaram, provocando escassez de divisas, o que se somou às sanções do Ocidente pela anexação russa da Crimeia.

 

Putin é elogiado por ter devolvido a estabilidade ao país, após a caótica década de 1990, embora, segundo seus detratores, tenha sido às custas das liberdades individuais.

 

A taxa de participação era de quase 60% às 15h GMT (12h de Brasília), segundo a Comissão Eleitoral, deixando antever números definitivos decepcionantes com relação à de 2012 (65%), apesar dos esforços feitos pelo Kremlin para mobilizar os eleitores neste pleito.


O principal opositor de Putin, Alexei Navalny, impedido de disputar as eleições por uma condenação judicial, acusou o Kremlin de aumentar artificialmente a mobilização, enchendo as urnas ou organizando o transporte maciço de eleitores às seções eleitorais.


A ONG Golos, especializada em vigilância eleitoral, disponibilizou um mapa das fraudes em seu site na internet, no qual denunciou mais de 2.700 irregularidades como o preenchimento de urnas, votos múltiplos ou obstáculos ao trabalho dos observadores.


A presidente da Comissão Eleitoral, Ella Pamfilova, considerou, no entanto, que as irregularidades comprovadas foram “relativamente baixas” e acrescentou que a votação foi transparente.


Segundo militantes da oposição, a Polícia transportou eleitores de ônibus até as seções e foram distribuídos cupons de desconto entre os eleitores.

 

O que você achou desse conteúdo?