Logo O POVO+
Projeto da UFC incentiva o cochilo como instrumento para aprendizagem
ETC

Projeto da UFC incentiva o cochilo como instrumento para aprendizagem

| SONO E APRENDIZAGEM |
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
NULL (Foto: )
Foto: NULL
[FOTO1]

Um lugar confortável para descansar depois do almoço, entre uma aula e outra. Quem estuda no Campus do Porangabussu da Universidade Federal do Ceará (UFC) consegue isso graças ao projeto Um Minuto de Soneca Já Vale, do Departamento de Enfermagem, que destaca a importância do sono para o bom aprendizado. Com colchonetes, travesseiros e cobertores, a sala do Laboratório de Práticas Alternativas em Saúde (LabPAS) recebe, de segunda a sexta-feira, entre 12h30min e 13h40min, cerca de 30 estudantes dispostos ao cochilo.


“A gente via muitos alunos dormindo no corredor, no chão. Eles iam almoçar e depois não tinham onde ficar”, lembra a professora do curso e coordenadora do projeto, Ângela Souza. O Um Minuto de Soneca Já Vale existe desde 2012 e foi criado pela ex-professora do curso Fátima Maciel.


Em alguns dias, são tantos os que querem dormir, que é preciso ampliar o projeto para salas próximas. “Todas as pessoas que usam declaram que depois que começaram melhoraram a concentração”, diz a professora Ângela. Estudantes de outros cursos, como Medicina e Farmácia, também costumam procurar o espaço para descanso.


Aluna do quinto semestre de Enfermagem, Gabrielle Almeida, 20, e as amigas do mesmo semestre sempre que podem vão à sala para um cochilo. “A gente passa o dia aqui (na UFC), é muito cansativo. Uum minuto que a gente tem descansando faz muita diferença para ir mais disposta e realmente focar na aula”. (Heloísa Vasconcelos/Especial para O POVO)

O que você achou desse conteúdo?