PUBLICIDADE
VERSÃO IMPRESSA

Para fazer graça

No começo, apenas brincadeira. Depois, o negócio dá tão certo que vira trabalho. Assim são alguns exemplos de pessoas especializadas em memes por aqui

01:30 | 20/03/2018

SURICATE SEBOSO: diversão virou trabalho
SURICATE SEBOSO: diversão virou trabalho
 

Que o Ceará e um dos lugares mais peculiares do Brasil a gente sabe. Mas, de alguns anos para cá, o cearense tem levado o humor a níveis elevados. Somos donos de alguns dos mais “icônicos” memes que já circularam pelo País. Difícil não lembrar do “Concurso de Vaia Cearense” . Vários “ieeeei” em uníssono. Com o crescimento desse nicho, a brincadeira vira negócio e páginas de humor começam a ganhar dinheiro “fazendo graça”.

 

Um exemplo, que surgiu em dezembro de 2012 e veio para ficar, é a página Suricate Seboso. Com mais de 6 milhões de curtidas no Facebook, o espaço traz o cotidiano cearense para as mídias na forma de tirinhas, contos e artes, incorporando principalmente o linguajar, o famoso “cearensês”. Os personagens são suricates, mamíferos que têm uma aparência bem distinta.

 

Diego Jovino, 31 anos, conta que a ideia veio de outra página similar, a Esquilo Lombroso, da Paraíba. “Surgiu dessa página parceria e depois fui adaptando para o estilo e linguagem cearenses”, explica. Ao lado de Dudu Souza e Leo Gannbiarra, o cearense toca a página.

 

As postagens logo começaram a fazer sucesso e a alcançar os mais diversos tipos de públicos. Diego conta que foi uma surpresa. “Não esperava sucesso. Fiz para me divertir. Quando começou a ter aquele sucesso fiquei feliz ao ver as pessoas gostando das tirinhas e dando atenção ao Suricate”, comenta. A partir daí, vieram as parcerias e a monetização da página. O primeiro trabalho surgiu um mês depois da criação.

O Ceará que Deu Certo: piadas com situações relacionadas ao Estado Reprodução
O Ceará que Deu Certo: piadas com situações relacionadas ao Estado Reprodução
 

Com 26 anos na época, desempregado, o jovem viu a oportunidade de ganhar dinheiro. “Minha ideia não era ganhar dinheiro mas, de repente, o Suricate cresceu muito, eu estava desempregado e tinha apenas o ensino médio completo. Empresas começaram a aparecer pra querer anunciar na página. Aproveitei pra tornar aquilo não só uma diversão e divulgação de nossa cultura, mas também um meio de trabalho que me rendesse dinheiro”, conta.

 

Há também quem não tenha a intenção de ganhar dinheiro com memes e faz apenas por “hobby”. É assim que Eduardo Porto, Camila Soares e Lyara Vidal mantêm a “O Ceará Que Deu Certo”, uma das variações de outra página maior, “O Brasil Que Deu Certo”. “O cearense já é bem-humorado por natureza. Então, decidimos trazer a página para a questão regional”, comenta Eduardo.

 

Sobre a monetização, ele afirma que a equipe “não pensa nisso”. Eles fazem para se divertir — tanto que a página, com pouco mais de 62 mil curtidas, não faz postagens diariamente. Segundo Eduardo, eles recebem sugestões de quem acompanha o trabalho. Até festas com a temática já aconteceram em Fortaleza.

 

Eduardo relembra um publicação criada por eles que fez sucesso no começo deste ano: uma montagem do ex-governador Cid Gomes. O post passa das 4 mil reações e dos mil compartilhamentos. “A gente faz muita coisa com Cid Gomes porque ele é carismático, tem alguns momentos engraçados durante sua trajetória”.

 

MEME é um termo que significa imitação. É bastante utilizado na internet, referindo-se ao fenômeno de viralização de uma informação, ou seja, qualquer vídeo, imagem, frase, ideia, música, que se espalhe entre vários usuários rapidamente, alcançando muita popularidade.

 

Concurso de vaia cearense

Realizado no programa João Inácio Show, cearenses participavam de um concurso que elegia quem dava a melhor vaia. As pessoas assistiam vídeos de situações inusitadas ou engraçadas e tinham que reagir. Os gritos foram eternizados

 

"PÃO COM OVO"

O aniversário com tema “pão com ovo” ganhou o Brasil e aconteceu no Ceará. Um garoto ganhou uma festa surpresa com direito a lembrancinhas e decoração e até o lanche de pão com ovo, uma das suas comidas preferidas

 

MEME RAIZ DO CEARÁ

Durante uma discussão sobre quem deveria ficar ou não no reality show “Glitter - em busca de sonho”, a   participante Sangalo soltou para Rochelly Santrelly: “Bicha, a senhora é destruidora mesmo, viu, viado?”. Isso porque Rochelly falou que destruiria o sonho dela para conseguir o próprio sonho.

 

 

MATHEUS FACUNDO