Logo O POVO+
Aproveite a água da chuva
ETC

Aproveite a água da chuva

Usar água de chuva é uma forma inteligente de economizar água potável. Confira dicas de como coletar e quais os usos mais adequados
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
NULL (Foto: )
Foto: NULL


Com previsão de boa quadra chuvosa para este ano, coletar água pluvial é uma boa alternativa para economizar água potável. É que apesar do prognóstico otimista que já se confirma no Ceará, um relatório da ONU feito em 2015, aponta que a escassez de água afetará dois terços da população mundial em 2050.

Capelo Neto, professor do Departamento de Engenharia Hidráulica e Ambiental da Universidade Federal do Ceará (UFC), destaca que reutilizar água da chuva pode ter alguns benefícios. “É uma água de boa qualidade com baixa concentração de sais; além da contribuição com a segurança hídrica, uma vez que o usuário é responsável pelo armazenamento e não depende do açude”, aponta.

No Brasil existe uma norma para o aproveitamento de água da chuva desde 2007. A NBR 15527 define etapas e componentes necessários para a reutilização da água coletada por meio das cobertura de áreas urbanas.

Apesar das águas pluviais não ser indicada para consumo humano, ela pode ser utilizada em diversas finalidades não potáveis - como descargas em bacias sanitárias, irrigação de gramados e plantas ornamentais, lavagem de veículos, limpeza de calçadas e ruas.

[FOTO1] 

O que você achou desse conteúdo?