Logo O POVO+
Em jogo atrasado do Brasileirão, Ceará e Bahia tentam se afastar do Z-4
Esportes

Em jogo atrasado do Brasileirão, Ceará e Bahia tentam se afastar do Z-4

Em partida que marca o reencontro entre o Vovô e Guto Ferreira, Alvinegro e Tricolor se enfrentam às 19 horas, na Arena Fonte Nova, em Salvador (BA). Apenas um ponto distancia os dois rivais regionais
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Suspenso da partida passada, Vina retorna ao time titular do Ceará (Foto: Aurelio Alves)
Foto: Aurelio Alves Suspenso da partida passada, Vina retorna ao time titular do Ceará

Próximos da zona de rebaixamento, Ceará e Bahia se enfrentam nesta quarta-feira, 27, às 19 horas, na Arena Fonte Nova, em Salvador (BA), para cumprir o jogo em atraso válido pela 23ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro. O Vovô, 14º colocado, quer encerrar o jejum de vitórias como visitante no certame, enquanto o Esquadrão (15º) busca manter a boa fase com Guto Ferreira — velho conhecido da torcida alvinegra.

Separados por um ponto na tabela de classificação, o confronto vale muito para as duas equipes e marca o reencontro entre Ceará e "Gordiola", desta vez como adversários. Pressionado, o Vovô não vence uma partida há mais de 30 dias. Nos últimos 13 jogos que disputou, o Alvinegro derrotou somente a lanterna Chapecoense-SC, no dia 25 de agosto, pela 21ª rodada. Nos 12 embates restantes, foram cinco derrotas e sete empates, o que representa 25% de aproveitamento.

Para alcançar a vitória em Salvador e se afastar do Z-4 — a distância atual para o Santos (17º) é de três pontos —, o escrete preto-e-branco terá de superar um problema que perdura no Brasileirão: o péssimo desempenho quando atua como visitante. Jogando longe de casa, o Alvinegro tem, ao lado da Chape, o pior aproveitamento entre todos os clubes do torneio, com 20,51%. Em 13 partidas, foram oito empates e cinco derrotas, além de 17 gols sofridos e sete marcados.

“A gente está necessitando ganhar, vem empatando e perdendo há muito tempo, e isso está nos incomodando um pouco. O foco principal é fazer um grande jogo e buscar a vitória, por mais que a gente saiba que jogando na casa do adversário, com público, isso torna o jogo mais difícil. Estamos cientes, preparados para fazer um grande jogo e dar o nosso máximo para sair vitorioso", ressaltou o goleiro João Ricardo, que deve seguir entre os titulares.

Em caso de triunfo, o Vovô chega aos 35 pontos, ultrapassa São Paulo (13º) e Athletico-PR (12º), e iguala a pontuação do Cuiabá-MT (11º) e do América-MG (10º), além de diminuir para dois pontos a distância para o Atlético-GO, primeira equipe a compor o G-9 — colocação que pode garantir vaga na pré-Libertadores. Vencer, portanto, daria nova perspectiva para a equipe cearense no campeonato e maior tranquilidade na reta final.

O Bahia vem em crescente desde que Guto Ferreira assumiu o comando do clube. O ex-Ceará ainda não sofreu derrotas em seu retorno ao Tricolor Baiano. Em quatro jogos, o Esquadrão venceu dois e empatou dois, totalizando 67% de aproveitamento. Neste recorte, inclusive, a equipe — detentora da segunda pior defesa do campeonato, com 38 gols sofridos — não foi vazada em nenhum confronto, feito que não acontecia desde 1986.

Para o duelo, Tiago Nunes terá o importante retorno do meio-campista Vina, que cumpriu suspensão automática pelo terceiro amarelo diante do Juventude-RS, na rodada passada. O camisa 25 tem a maior média de finalizações por partida do elenco alvinegro e é titular absoluto do treinador gaúcho. O lateral-direito Igor, suspenso por completar a série de cartões, está fora do jogo. Gabriel Dias deve ser o substituto.

Já “Gordiola” não poderá contar com o goleiro Matheus Teixeira, lesionado. O atacante Rossi é dúvida. Em contrapartida, o comandante tricolor terá à disposição o meio-campista Lucas Mugni. O argentino cumpriu suspensão pelo terceiro cartão amarelo contra a Chapecoense-SC e volta a ser opção.

Bahia x Ceará

Bahia
4-3-3: Danilo Fernandes; Nino Paraíba, Conti, Luiz Otávio e Matheus Bahia; Patrick, Daniel e Lucas Mugni; Juninho Capixaba, Gilberto e Raí Nascimento. Técnico: Guto Ferreira.

Ceará
4-2-3-1: João Ricardo; Gabriel Dias, Messias, Luiz Otávio e Bruno Pacheco; Marlon e Fernando Sobral; Mendoza, Vina e Erick; Jael (Cléber). Técnico: Tiago Nunes.

Local: Arena Fonte Nova, em Salvador (BA)
Data: 26/10/2021
Horário: 19 horas
Árbitro: Antônio Dib Moraes de Sousa (PI)
Assistentes: Rogério de Oliveira Braga (PI) e Mauro Cezar Evangelista de Sousa (PI)
VAR: Thiago Duarte Peixoto (SP)
Transmissão: Premiere, TNT, Rádio O POVO CBN AM 1010 e FM 95.5, Facebook e YouTube do O POVO Online.

Made with Flourish
O que você achou desse conteúdo?