Logo O POVO+
Ferroviário e Floresta se preparam para novo confronto decisivo na temporada
Esportes

Ferroviário e Floresta se preparam para novo confronto decisivo na temporada

O jogo de ida da terceira fase da pré-Copa do Nordeste acontece amanhã, no estádio Carlos de Alencar Pinto, em Itaitinga. Quem avançar se junta a Ceará e Fortaleza na fase de grupos da competição
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Ferroviário e Floresta disputam vaga na Copa do Nordeste 2022 (Foto: RONALDO OLIVEIRA / Floresta EC)
Foto: RONALDO OLIVEIRA / Floresta EC Ferroviário e Floresta disputam vaga na Copa do Nordeste 2022

Ferroviário e Floresta começam a decidir amanhã uma vaga para a fase de grupos da Copa do Nordeste. O jogo de ida da terceira etapa classificatória para o torneio regional acontece no estádio Carlos de Alencar Pinto, em Fortaleza (CE), às 21h30min, com mando do Lobo da Vila Manoel Sátiro.

O confronto mais recente entre Ferroviário e Floresta foi na última rodada da primeira fase da Série C e tem gosto amargo para um dos rivais. Na ocasião, o Tubarão da Barra precisava de vitória simples para garantir uma vaga na próxima fase da Terceirona, enquanto o Lobo tinha chances remotas de rebaixamento. O Verdão acabou vencendo por 1 a 0, garantindo a permanência na terceira divisão, e a equipe coral ficou de fora da fase seguinte por conta da derrota.

Chegar à fase de grupos da Copa do Nordeste, além de render uma boa quantia em dinheiro para as equipes, ajuda a preencher o calendário com jogos mais competitivos e uma maior visibilidade. Para os dois times, é uma oportunidade de se colocar entre os grandes da Região. Será, inclusive, a primeira vez que o futebol cearense terá três representantes no torneio regional desde a reformulação da competição, em 2013.

O Lobo chega nesta fase depois de eliminar dois clubes tradicionais nordestinos fora de casa. Venceu o Treze-PB por 3 a 1 e eliminou o Santa Cruz-PE nos pênaltis após um empate por 3 a 3 no tempo normal.

Com um elenco repleto de jovens, o Floresta utilizou 10 atletas formados no clube nas duas primeiras eliminatórias, sendo quatro deles do time sub-20. Se avançar, será uma classificação inédita para o clube que se profissionalizou em 2015 e tem conquistado diversos feitos — o principal deles, o vice-campeonato da Série D em 2020, que garantiu o acesso para o Lobo da Vila Manoel Sátiro. A equipe, entretanto, foi rebaixada do Campeonato Cearense no mesmo ano e, em 2022, jogará a Série B pela segunda vez consecutiva.

O Ferroviário joga pela possibilidade de voltar à fase de grupos do Nordestão. A última vez que participou foi em 2018, quando o Tubarão da Barra foi lanterna de chave com Vitória-BA, ABC-RN e Globo-RN.

A equipe coral estreou já na segunda fase classificatória por conta do ranking e eliminou a Juazeirense com tranquilidade, na Arena das Dunas, em Natal (RN), com uma goleada por 4 a 0.

Após o final da Série C, o clube desfez o vínculo com seis jogadores e apostou em jovens para completar o elenco que disputa as eliminatórias do Nordestão.

Quem avançar, se junta a Ceará e Fortaleza — que se classificaram via Estadual — para representar o Estado na fase de grupos. O jogo de volta está marcado para o dia 2 de novembro, na Arena Castelão, com presença da torcida.

O que você achou desse conteúdo?