Logo O POVO+
Pressionado, Ceará encara Juventude fora de casa para afastar do Z-4 da Série A
Esportes

Pressionado, Ceará encara Juventude fora de casa para afastar do Z-4 da Série A

O embate entre Vovô e Jaconero acontece nesta sábado, 23, às 17 horas, no estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul (RS), pela 28ª rodada da Série A
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Pacheco volta ao time após cumprir suspensão (Foto: Aurelio Alves)
Foto: Aurelio Alves Pacheco volta ao time após cumprir suspensão

Sob pressão e próximo à zona de rebaixamento, o Ceará entra em campo hoje, às 17 horas, para enfrentar o Juventude-RS, no estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul (RS), pela 28ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro. Em campo, há uma única meta: vencer.

As duas equipes se encontram com o mesmo propósito de se distanciar da parte de baixo da tabela e engrenar no certame. Na 14ª colocação, o Vovô tem três pontos de margem para o Jaconero (17º), que abre a zona de rebaixamento. Uma eventual derrota pode colocar o time comandado por Tiago Nunes entre os quatro últimos do torneio. Para isso acontecer, no entanto, Bahia (16º) e Santos (15º) teriam de vencer seus respectivos jogos.

Além da proximidade na classificação, o Alvinegro e o Alviverde possuem outra semelhança: os dois times só conquistaram uma vitória nos últimos 12 jogos. O triunfo mais recente do Ceará aconteceu contra a lanterna Chapecoense-SC, por 1 a 0, na 21ª rodada. Nos 11 demais duelos no recorte, o Vovô acumulou seis empates e cinco derrotas — ou seja, 25% de aproveitamento.

"Eu venho batendo nessa mesma tecla: o próximo jogo sempre é o mais importante. Muitas vezes o resultado não acontece, mas não está faltando dedicação, entrega, trabalho durante a semana. A gente precisa encontrar o caminho da vitória, voltar a vencer e encarar como mais um jogo muito importante, um confronto direto”, disse o lateral-esquerdo Bruno Pacheco.

O Juventude-RS venceu pela última vez na 22ª rodada, quando bateu o Santos-SP por 3 a 0. Fora o triunfo, foram cinco derrotas e seis empates, aproveitamento idêntico ao do Ceará. A sequência negativa resultou na demissão do treinador Marquinhos Santos e na contratação de Jair Ventura. O novo comandante fará sua estreia à beira do campo diante do escrete preto-e-branco.

No clima gelado de Caxias do Sul (RS), a equipe cearense terá a oportunidade de quebrar a incômoda sequência sem vitórias como visitante que perdura todo o Brasileirão. Com o pior desempenho entre os 20 clubes do torneio (19,44% de aproveitamento) — e o único sem triunfo atuando longe de casa —, o Alvinegro, em 12 partidas, empatou sete vezes e sofreu cinco derrotas.

A campanha do Jaconero atuando no Alfredo Jaconi é mediana. O clube gaúcho tem 48,72% de aproveitamento jogando em seus domínios. Em 13 jogos, venceu cinco, empatou quatro e perdeu quatro, totalizando 19 pontos.

Para o confronto, o técnico Tiago Nunes não poderá contar com o meio-campista Vina, suspenso pelo terceiro cartão amarelo. Jorginho surge como opção para substituir o camisa 29. Em compensação, o treinador terá o retorno do lateral-esquerdo Bruno Pacheco, que ficou fora do duelo diante do Palmeiras-SP, na última rodada, também por suspensão.

Jair Ventura terá desfalques importantes. O meia Wagner e o atacante Ricardo Bueno estão no departamento médico e ficam de fora do duelo. Outra ausência para o Alviverde será do meio-campista Wescley, que pertence ao Ceará e, por questões contratuais, não poderá entrar em campo.

Juventude x Ceará

Juventude
4-3-3: Douglas Friedrich; Michel, Vitor Mendes, Juan Quintero e William Matheus; Jadson, Dawhan e Guilherme Castilho; Paulinho Boia, Roberson e Sorriso. Técnico: Jair Ventura.

Ceará
4-2-3-1: Richard; Igor, Messias, Gabriel Lacerda e Bruno Pacheco; Marlon e Fernando Sobral; Lima, Jorginho e Erick; Gabriel Santos (Cléber). Técnico: Tiago Nunes.

Local: Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul (RS)
Data: 23/10/2021
Horário: 17 horas
Árbitro: Rodolpho Toski (PR)
Assistentes: Ivan Carlos Bohn (PR) e Rafael Trombeta (PR)
VAR: Cleriston Clay Barreto Rios (SE)
Transmissão: Premiere, TNT (exceto para o Ceará), Rádio O POVO CBN AM 1010 e FM 95.5, Facebook e YouTube do O POVO Online.

 

Made with Flourish 
O que você achou desse conteúdo?