Logo O POVO+
Ceará e Fortaleza podem garantir até três jogos fora do Z-4 nesta rodada
Esportes

Ceará e Fortaleza podem garantir até três jogos fora do Z-4 nesta rodada

Caso vençam seus jogos e resultados paralelos ajudem, times podem entrar no segundo turno do Brasileirão com ótima acima da zona de rebaixamento
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Osvaldo e Lima disputam Série A por Fortaleza e Ceará (Foto: Foto: Júlio Caesar/O POVO)
Foto: Foto: Júlio Caesar/O POVO Osvaldo e Lima disputam Série A por Fortaleza e Ceará

FORTALEZA, CE, BR,  20.07.19 - Ceará e Palmeiras se enfrentam no Estádio Arena Castelão em partida valida pelo Campeonato Brasileiro da Primeira Divisão (Foto Fco Fontenele/O Povo)
FORTALEZA, CE, BR, 20.07.19 - Ceará e Palmeiras se enfrentam no Estádio Arena Castelão em partida valida pelo Campeonato Brasileiro da Primeira Divisão (Foto Fco Fontenele/O Povo)

Com campanhas parelhas no Brasileirão, Ceará e Fortaleza estão igualados com 21 pontos. A diferença é a colocação: o Alvinegro é o 12º, enquanto o Leão vem logo abaixo na tabela, em 13º por conta do saldo de gols.

+ Confira classificação atualizada da Série A do Brasileiro

Diante deste cenário, as projeções feitas para um time costumam valer para ambos. Para terminar o primeiro turno da melhor forma possível, alvinegros e tricolores terão de torcer pelos mesmos resultados e "secar" os mesmos concorrentes.

Quando se fala em "melhor cenário", é claro que isso já pressupõe que os cearenses devem vencer os próprios jogos. O Ceará encara o Botafogo-RJ no sábado, 14, no Castelão. Já o Fortaleza joga contra o Bahia na Arena Fonte Nova, em Salvador, no domingo, 15. Feito o dever de cada, as atenções se voltam para os resultados paralelos, que podem garantir até três rodadas longe da zona de rebaixamento.

Primeiro time do Z-4, com 15 pontos, o Fluminense-RJ joga contra o Corinthians-SP, no estádio Mané Garrincha, em Brasília. Com o mesmo número de pontos, mas uma posição abaixo, o CSA-AL visita o São Paulo no Morumbi. Derrotas dos dois é o primeiro passo para que a distância da dupla cearense para a degola seja de nove pontos. Mas a Chapecoense, com 14 pontos, também entra no páreo, e deve pelo menos empatar com o Vasco, na Arena Condá, para garantir a diferença. Lanterna, o Avaí não entra na conta.

Acima: Enderson Moreira, técnico do Ceará; abaixo, Zé Ricardo, treinador do Fortaleza
Acima: Enderson Moreira, técnico do Ceará; abaixo, Zé Ricardo, treinador do Fortaleza

Caso tudo dê errado, porém, essa projeção pode cair de forma significativa. Se perderem seus jogos, Ceará e Fortaleza permanecem com 21 pontos e podem ver Fluminense e CSA chegarem a 18, diminuindo a diferença para a degola para três pontos.

Atualmente, a projeção para não ser rebaixado é a menor da história do Brasileirão no formato atual (desde 2003). Atual 16º colocado, o Cruzeiro-MG tem 18 pontos, mesma pontuação do Flu. Caso mantenha esse aproveitamento, a Raposa terminará o campeonato com 38 pontos. No Brasileirão de pontos corridos com 20 times, a menor pontuação de um time que não caiu foi em 2014, quando o Palmeiras escapou na última rodada com 40 pontos. 

Futcast fala sobre Edson Cariús, Enderson Moreira e as possíveis contratações de Leão e Vovô

Listen to "#71 - Cariús no Leão / Enderson em alerta / contratações em pauta" on Spreaker.

O que você achou desse conteúdo?