Logo O POVO+
Quase classificado, Ferroviário faz as contas por vaga no mata-mata
Esportes

Quase classificado, Ferroviário faz as contas por vaga no mata-mata

Tubarão precisa de quatro pontos para praticamente selar a vaga, de acordo com média histórica. Sete pontos dá margem de 99% de certeza de vaga
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Ferrão vem embalado de vitória sobre o Santa Cruz, fora de casa.  (Foto: Lenilson Santos/Ferroviário/Divulgação)
Foto: Lenilson Santos/Ferroviário/Divulgação Ferrão vem embalado de vitória sobre o Santa Cruz, fora de casa.

Garantir a vaga no mata-mata da Série C do Campeonato Brasileiro parece a cada dia mais questão de tempo para o Ferroviário. Pegando como base o aproveitamento atual das equipes e o histórico do grupo A da competição nos últimos cinco anos, o time coral só precisaria de 27 pontos para carimbar sua classificação. Dessa forma, o Ferrão, que possui 23 pontos, só necessitaria de mais quatro pontos nos sete jogos que ainda vai disputar nesta etapa.

A marca que pode ser alcançada já nas próximas duas rodadas — com pelo menos uma vitória e um empate —, nos duelos contra o Náutico-PE, na próxima segunda-feira, 15, no Castelão, em Fortaleza, e Globo-RN, no dia 20, no estádio Barrettão, em Ceará-Mirim (RN).

A projeção de 27 pontos, contudo, não garante ainda matematicamente a vaga na próxima fase. Oficialmente, o número que dá certeza de classificação é o de 36 pontos. A possibilidade de classificação com 30 pontos, porém, já é quase perfeita — chega a 99,9%, segundo o Chance de Gol, site especializado em estatísticas de futebol.

Historicamente, desde que a competição passou a ser disputada no atual formato — dois grupos de dez times, com quatro classificados de cada — em 2012, nunca um time ficou de fora das quartas de final ao somar pelo menos 30 pontos em 18 jogos. Nesta perspectiva, ainda seriam necessários mais sete pontos, que podem ser obtidos, por exemplo, via duas vitórias e um empate.

O cenário do Tubarão da Barra é hoje tão confortável que, ainda segundo o site Chance de Gol, o clube já soma 99,8% de ser um dos quatro times da chave a disputar as quartas de final da Terceirona. Na tabela de classificação do Grupo A da Série C, o Ferrão tem cinco pontos de vantagem na liderança e tem sete pontos de vantagem para o quinto colocado, o Santa Cruz-PE, o primeiro time fora da zona de classificação ao mata-mata.

Além do embalo da vitória fora de casa sobre o Santa Cruz, na rodada passada, o Ferrão chega para esta reta final com o elenco reforçado, após as chegadas do meia-atacante Kaio Wilker e do atacante Juninho Potiguar, que estavam no URT-MG. Outro que chega é o volante Jackson Caucaia, ex-Ceará e que estava no ABC-RN. O trio vive a expectativa de ser regularizado para estar em campo no próximo jogo do Ferrão, contra o Náutico, na próxima segunda-feira, 15, às 20 horas, na Arena Castelão. (Bruno Balacó)

O que você achou desse conteúdo?