PUBLICIDADE
VERSÃO IMPRESSA

Nadando de braçada

|Série C| Ferroviário faz jogo inteligente, bate Santa Cruz fora de casa e se isola na liderança do Grupo A, com margem de oito pontos para o quinto colocado

06/07/2019 00:45:40
Isac (à direita) comemora o primeiro gol da partida com Esquerdinha
Isac (à direita) comemora o primeiro gol da partida com Esquerdinha (Foto: Marlon Costa / AE)

O Ferroviário conquistou mais uma vitória maiúscula sobre o Santa Cruz-PE na Série C do Brasileiro, ontem. Desta vez o Tubarão fez 2 a 0 em pleno Arruda, no Recife, e disparou na liderança do Grupo A. Agora são 23 pontos, sete a mais que o vice-líder, Botafogo-PB, e oito à frente do quinto colocado, Confiança-SE.

Foi o primeiro triunfo coral sob o comando do técnico Leandro Campos, que soube armar a estratégia certa para encarar o Santa fora de casa. Com um sistema defensivo bem sólido, deixava os pernambucanos tomarem a iniciativa do jogo, roubava a bola no campo de defesa e partia em velocidade, com Caxito pela esquerda ou Lucas Mendes pela direita.

Quando não dava para sair na velocidade, lançamento longos buscavam Isac Prado, o escolhido para substituir Edson Cariús, suspenso pelo terceiro amarelo. O camisa 19 segurava a maioria das bolas que recebia, mantendo o Tubarão no ataque e dando tempo para a subida dos pontas.

O Santa Cruz investia em lances mais pelo lado esquerdo e por lá encontrava Osvaldir e Afonso afinados. Sem ser municiado, o atacante Pipico tinha de voltar muito para ficar com a bola e teve poucas chances de finalizar.

No primeiro tempo, as melhores chances foram do Ferroviário. Além de chute de Janeudo, que terminou com defesa de Anderson, Isac chegou atrasado para desviar uma bola cruzada na pequena área e depois, cara a cara com o goleiro, demorou a chutar e foi travado pelo zagueiro João Victor.

Os donos da começaram a furar mais o bloqueio do Tubarão no segundo tempo. Com mais gente subindo ao ataque, as finalizações a gol começaram a aparecer. Nícolas salvou o Ferroviário duas vezes, em duelo particular com Pipico.

Quando o Santa Cruz era melhor, Caxito puxou um contra-ataque pela esquerda e rolou para Isac Prado, na direita. Ele invadiu a área e bateu cruzado, fazendo a bola passar por entre as pernas de Anderson.

O gol saiu aos 25 minutos e preocupou a cobra coral, que passou a jogar todas as bolas na grande área, em busca de um empate. Leandro Campos decidiu garantir o resultado e lançou um terceiro zagueiro em campo, já na casa dos 40. Foi quando Mazinho acertou cabeçada, após cobrança de falta de Lucas Mendes e decretou o resultado final.

O Ferroviário caminha a passos largos para uma classificação antecipada para o mata-mata da Série C. De acordo com o estatístico Thiago Minhoca, com mais um triunfo e um empate, o Tubarão estará virtualmente nas quartas de final. Restam sete jogos na primeira fase.

O próximo desafio coral será em casa, no Castelão, dia 15, contra o Náutico-PE, às 20 horas.

Série C do Brasileiro

Santa Cruz - 0

4-4-2: Anderson; Cesinha (Marcos Martins), João Victor, Danny Morais e Bruno Ré; Charles, Daniel Costa (Jailson), Marcelo Matos e Dudu; Pipico e Everton (Augusto).

Téc: Milton Mendes

Ferroviário - 2

4-2-3-1: Nícolas; Osvaldir (Esquerdinha), Afonso, Da Silva e Michael; Mazinho, Leanderson; Lucas Mendes, Janeudo (J. Arcanjo) e Caxito (Luiz Fernando); Isac Prado.

Téc: Leandro Campos

Local: estádio do Arruda

Data: 5/7/2019

Horário: 20 horas

Árbitro: Ronei Cândido Alves-MG

Assistentes: Luiz Antonio Barbosa-MG e Magno Arantes Lira-MG

Cartões Amarelos: Charles, Everton (STA) Lucas Mendes, Da Silva (FER)

Renda: R$ 339.527,80

Público: 25.084 pagantes

 

Brenno Rebouças

TAGS