Logo O POVO+
Pedreira à vista: seleção feminina do Brasil encara a França nas oitavas
Esportes

Pedreira à vista: seleção feminina do Brasil encara a França nas oitavas

França é confirmada como adversária do Brasil nas oitavas de final. Partida será no domingo, às 16 horas
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Apesar de ser zagueira, Renard já tem três gols na competição (Foto: Franck Fife / AFP)
Foto: Franck Fife / AFP Apesar de ser zagueira, Renard já tem três gols na competição

A vida do Brasil nas oitavas não estaria fácil em nenhuma das possibilidades. Tendo à frente, Alemanha, duas vezes campeã mundial e atual campeã olímpica, ou França, anfitriã com ganas de conquistar título inédito em casa, o destino das brasileiras foi definido após vitória de Chile contra a Tailândia por 2 a 0. Caso alcançasse o terceiro tento, as chilenas se classificariam e colocariam a Canarinho para disputar o mata-mata contra as alemãs. Assim, a seleção nacional encara as Bleues, no domingo, 23, às 16 horas (horário de Fortaleza), em Le Havre.

As brasileiras não chegaram como favoritas à Copa do Mundo de Futebol Feminino, mas, com duas vitórias, se classificaram como as melhores terceiras colocadas no grupo mais equilibrado da competição. Os seis pontos e o triunfo contra a Itália levantaram a moral do time. Tendo Marta, Cristiane e Formiga como referências, a seleção ainda conta com o ataque agudo de Tamires e boa movimentação de Andressinha e Debinha. Contudo, a de se ajustar o sistema defensivo. A lateral-esquerda Tamires não tem sido consistente no auxílio a zaga, e a beiradas de campo vêm sendo exploradas pelos ataques adversários.

 Vindo de lesão, não tendo jogado a primeira partida contra a Jamaica e sendo substituída nos dois jogos seguintes, Marta deve ficar os 90 minutos em campo. Pelo menos é o que acredita o departamento médico da seleção. Formiga, que não foi a campo contra a Itália, também deve retornar para o mata-mata.

Pelo lado francês, o que torna este o jogo mais difícil para o Brasil é principalmente o trio formado pela meio-campista Amandine Henry, a atacante Eugénie Le Sommer e a zagueira Wendie Renard. As três são jogadoras do Lyon — campeão europeu de clubes pelo quarto ano consecutivo. Renard, com seus 1,87 m, merece especial atenção. A zagueira marcou três gols na primeira fase. A altura e a precisão confere a ela privilégio no jogo aéreo — o que para o Brasil pode ser um problema, como mostrou a derrota para a Austrália.

Outro aspecto que pode interferir na partida é o fator casa. Jogando com o apoio massivo da torcida, a França poderá motivar-se ou sentir o peso da pressão de vencer em casa. Que confirme-se, então, a segunda possibilidade.

Veja tabela da segunda

fase da Copa do Mundo

Feminina na página 21

O que você achou desse conteúdo?