Logo O POVO+
Tentando se aproximar de torcida, seleção encara Venezuela na Copa América
Esportes

Tentando se aproximar de torcida, seleção encara Venezuela na Copa América

Jogo é válido pela segunda rodada do Grupo A do torneio continental
Edição Impressa
Tipo Notícia
Arthur deve ser a única novidade na escalação do Brasil contra a Venezuela (Foto: Lucas Figueiredo / CBF)
Foto: Lucas Figueiredo / CBF Arthur deve ser a única novidade na escalação do Brasil contra a Venezuela

A seleção brasileira quer vitória, festa e classificação hoje em Salvador. A partir das 21h30min, a equipe do técnico Tite enfrenta a Venezuela, pela segunda rodada do Grupo A da Copa América, em busca de uma noite vencedora no futebol e na relação com o público. Depois de criticar a falta de apoio no Morumbi, em São Paulo, a meta é ganhar não só a partida como também a própria torcida baiana.

O Brasil bateu a Bolívia por 3 a 0 no Morumbi, na sexta-feira, em um ambiente frio. As vaias ao fim do primeiro tempo conviveram com momentos de silêncio e de pouca participação da torcida. O capitão e lateral-direito Daniel Alves disse ter estranhado em alguns instantes a postura do público e conta com maior apoio dos seus conterrâneos — ele é baiano de Juazeiro.

"Na Bahia o axé é diferente. As pessoas sentem falta da seleção brasileira, dessa energia que a seleção leva por onde passa. Certeza que será mais animado. Se o Tite gritasse em alguns momentos, seria possível escutar no campo (na sexta-feira)", disse o jogador. As duas visitas mais recentes da seleção brasileira à Fonte Nova tiveram vitórias convincentes: 4 a 2 na Itália, pela Copa das Confederações de 2013, e 3 a 0 no Peru, em 2015, pelas Eliminatórias para a Copa do Mundo da Rússia.

A única parada do Brasil no Nordeste durante a Copa América marca o retorno da equipe à região do País mais buscada em momentos de crise. Após a Copa de 2014, por exemplo, a CBF e o então técnico Dunga quiseram realizar os jogos iniciais das Eliminatórias em Fortaleza, Salvador e Recife, onde entendiam ser locais de recepção mais calorosa.

O técnico Tite disse confiar no apoio do público. "A Bahia tem uma história bonita sobre apoio. Mas às vezes a torcida daqui pode ficar brava também", comentou.

Pelo menos os dias iniciais em Salvador mostraram a tentativa de torcedores se aproximarem do hotel da equipe e do estádio do Barradão, local dos treinos fechados. Mas o forte esquema de segurança e o isolamento do elenco não permitiram muitas manifestações calorosas.

Apesar disso, a equipe vive situação confortável no grupo e vai até mesmo selar a classificação para as quartas de final em caso de vitória sobre a Venezuela. O amplo favoritismo do Brasil aumenta com a confirmação de um reforço. Com dores no joelho direito, o volante Arthur perdeu a estreia, mas agora está recuperado e deverá ser a única novidade na escalação. Tite, porém, não confirmou os 11 titulares.

Arthur entra no lugar de Fernandinho, com objetivo de dar ao time mais dinâmica e velocidade na saída para o ataque. (Agência Estado)

 

Copa América 2019

x

Brasil

4-3-3: Alisson; Daniel Alves, Marquinhos, Thiago Silva e Filipe Luís; Casemiro, Arthur e Coutinho; David Neres, Roberto Firmino e Richarlison.

Técnico: Tite.

Venezuela

4-5-1: Faríñez; Rosales, Chancellor, Villanueva e Hernández; Savarino, Rincón, Herrera, Moreno e Murillo; Salomón. Técnico: Rafael Dudamel

Local - Arena Fonte Nova, em Salvador (BA)

Horário: 21h30min (de Fortaleza)

Árbitro: Julio Bascuñán-CHI

Assistentes: Christian Schiemann-CHI e Claudio Rios.

VAR: Roberto Tobar-CHI

Transmissão: Globo e SporTV.

O que você achou desse conteúdo?