Logo O POVO+
Marta volta com gol, Brasil abre 2 a 0, mas leva virada da Austrália
Esportes

Marta volta com gol, Brasil abre 2 a 0, mas leva virada da Austrália

Seleção agora terá de buscar a vitória diante da Itália, na terça-feira, 18, para garantir classificação às oitavas
Edição Impressa
Tipo Notícia
Brasil ainda tem boas chances de se classificar (Foto: Pascal GUYOT / AFP)
Foto: Pascal GUYOT / AFP Brasil ainda tem boas chances de se classificar

Depois de ficar fora da estreia diante da Jamaica, pois ainda não estava recuperada de lesão na coxa esquerda, Marta estreou na Copa do Mundo de Futebol Feminino. E enquanto a seis vezes melhor do mundo esteve em campo, o Brasil venceu a Austrália por 2 a 1 — e até abriu 2 a 0. Só que no segundo tempo, após a entrada de Ludmila no lugar da Rainha, as Matildas viraram o placar para 3 a 2, em Montpellier, e saíram com a vitória na segunda rodada do Grupo C da competição.

Com Marta, a seleção entrou em campo mais confiante, principalmente por ter encerrado sequência de nove derrotas ao vencer a Jamaica por 3 a 0 na estreia, no último domingo. E foi justo a meia-atacante de 33 anos quem abriu o placar, convertendo pênalti sofrido por Letícia Santos. O gol fez a craque brasileira chegar a 16 tentos em Mundiais, recorde absoluto em Copas femininas e marca igual à do alemão Miroslav Klose no masculino.

Embalado pelo gol aos 16 minutos, o Brasil foi pra cima e ampliou. Após bela jogada da lateral-esquerda Tamires, Cristiane finalizou de cabeça e marcou seu quarto gol no Mundial. A Austrália até descontou com Foord no fim do primeiro tempo, mas a etapa era brasileira.

Para o segundo tempo, o técnico Vadão tirou as duas maiores referências da seleção: Marta, que retornava de lesão, e Formiga, que recebera cartão. Já Ante Milicic mudou o posicionamento de Logarzo, que passou a jogar aproveitando as brechas dadas por Tamires. E foi pelo lado direito do ataque que as australianas construíram a virada.

Primeiro, a própria Logarzo contou com a sorte e falha de Bárbara para empatar aos 12. Depois, aos 21, Mônica desviou cruzamento para as próprias metas, em lance que foi validado após consulta à arbitragem de vídeo (VAR).

O Brasil ainda teve chances de empatar. A principal veio aos 46, em lance confuso em que a árbitra suíça Esther Staubli pediu auxílio do VAR para determinar se a zaga australiana cometera pênalti em Andressa. Em decisão controversa, o lance foi considerado normal, para queixa tupiniquim.

Apesar da derrota, o Brasil se manteve de forma provisória na liderança do Grupo C do Mundial, cuja segunda rodada será fechada hoje com o duelo entre Itália e Jamaica, às 13 horas (de Brasília), em Reims. A seleção precisa de vitória contra as italianas na próxima terça-feira, 18, às 16 horas (de Fortaleza), para garantir classificação. Duas equipes de cada grupo passam às oitavas de final, bem como as quatro melhores terceiras colocadas.

 

Copa do Mundo

Austrália

4-3-3: Williams; Carpenter, Kennedy, Catley e Kellond-Knight; Van Egmond, Yallop e Logarzo; Gielnik (Raso), Kerr e Foord (Roestbakken). Téc.: Milicic

Brasil

4-4-2: Bárbara; Letícia Santos, Kathellen, Mônica e Tamires; Formiga (Luana), Thaísa, Andressa Alves e Marta (Ludmila); Debinha e Cristiane (Bia Zaneratto). Téc.: Vadão

Local: estádio de Montpellier-FRA

Data: 13/6/2019
Árbitra: Esther Staubli (SUI)
Auxiliares: Massey Sian (ING) e Kung Susanne (SUI)
Gols: BRA - Marta (16MIN/1ºT) e Cristiane (37MIN/1ºT); AUS - Foord (46MIN/1ºT), Logarzo (12MIN/2ºT) e Mônica (contra) (23MIN/2ºT).
Cartões amarelos: BRA - Formiga, Luana e Andressa Alves.

O que você achou desse conteúdo?