PUBLICIDADE
Jornal
VERSÃO IMPRESSA

Ceará quer vitória contra Vasco para chegar à metade de cima da tabela

Times se enfrentam em São Januário nesta quinta-feira com o objetivo de se afastar da zona de rebaixamento

13/06/2019 01:32:01
FORTALEZA, CE, BR,  08.06.19 - Ceará e Bahia se enfrentam no Estádio Arena Castelão em partida valida pelo Campeonato Brasileiro da Primeira Divisão. Na foto: Enderson Moreira, Técnico do Ceará. (Foto Fco Fontenele/O Povo)
FORTALEZA, CE, BR, 08.06.19 - Ceará e Bahia se enfrentam no Estádio Arena Castelão em partida valida pelo Campeonato Brasileiro da Primeira Divisão. Na foto: Enderson Moreira, Técnico do Ceará. (Foto Fco Fontenele/O Povo) (Foto: Fco Fontenele/Fco Fontenele)

O primeiro objetivo do Ceará no Brasileirão era, até a pausa do campeonato em prol da Copa América, somar o máximo de pontos possível e se afastar da zona de rebaixamento. O Vovô já conseguiu isso, e tem a chance de ir além. Hoje, quando enfrentar o Vasco, às 19h15min, no estádio São Januário, o Alvinegro terá a missão de terminar as primeiras nove rodadas de forma sólida.

Em caso de triunfo, o Ceará chegará aos 13 pontos e poderá terminar a rodada entre os dez primeiros colocados. Se atingir esta marca, o Vovô vai superar a pontuação obtida nas primeiras 16 rodadas do ano passado, o que dá dimensão do quanto o início desta Série A tem sido mais sólido o de 2018.

Para isso, porém, será preciso maior efetividade. São duas partidas seguidas sem marcar gols e muitas oportunidades desperdiçadas. Para isso, o técnico Enderson Moreira poderá promover mudanças no sistema ofensivo, e Matheus Gonçalves é um dos que pode ganhar vaga no ataque titular, apesar de o treinador tentar despistar a escolha.

"Acho que o Matheus é um jogador que, se não tivesse sofrido uma lesão, já teria iniciado um jogo. Vou avaliar (se ele será titular), mas é possível", disse.

Ausência certa é o atacante Ricardo Bueno, que sequer viajou com a delegação para o Rio de Janeiro e tem possibilidades de deixar o elenco.

Do outro lado, o Ceará encontrará adversário que vive situação complicada. Com apenas seis pontos e somente uma vitória em oito jogos, o Vasco passa por momento difícil.

Apesar da situação complicada na tabela e de problemas extra-campo, como disputas políticas e salários atrasados, o Cruz-Maltino vem embalado por vitória sobre o Internacional-RS, na última rodada. O time carioca sabe da necessidade de pontuar contra o Vovô.

"É importante vermos este jogo como estratégico por tudo o que ele representa. Se ganharmos duas seguidas damos um salto na pontuação e vamos poder trabalhar com tranquilidade no recesso para a Copa América", disse o volante Andrey.

Brasileirão 2019

Vasco

4-3-3: Fernando Miguel, Yago Pikachu, Wesley, Ricardo Graça e Danilo Barcelos; Raul, Andrey e Marcos Jr; Rossi, Tiago Reis e Marrony. Técnico: Vanderlei Luxemburgo

Ceará

4-2-3-1: Diogo Silva, Samuel Xavier, Valdo, Luiz Otávio e Thiago Carleto; Fabinho e Ricardinho (Pedro Ken); Fernando Sobral, Thiago Galhardo e Matheus Gonçalves (Ricky); Bergson. Técnico: Enderson Moreira

Local: São Januário, no Rio de Janeiro

Data: 13/6/2019

Horário: 19h15min

Árbitro: Flavio Rodrigues de Souza (SP)

Assistentes: Alex Ang Ribeiro (SP) e Daniel Luis Marques (SP)

Transmissão: Rádio O POVO CBN (FM 95.5 e AM 1010), Tempo Real em opovo.com.br/esportes e Premiere

Andre Almeida