Logo O POVO+
Ceará se garante fora do Z-4 antes da pausa para a Copa América, mas Fortaleza precisa vencer para sair
Esportes

Ceará se garante fora do Z-4 antes da pausa para a Copa América, mas Fortaleza precisa vencer para sair

No intervalo de uma semana, o Ceará fez um ponto em dois jogos dentro de casa, enquanto o Fortaleza perdeu as duas pelejas longe de seus domínios
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Thiago Galhardo é artilheiro do Ceará na temporada (Foto: Fco Fontenele/O POVO)
Foto: Fco Fontenele/O POVO Thiago Galhardo é artilheiro do Ceará na temporada

Duas rodadas consideradas decisivas no planejamento dos clubes cearenses para terminar fora da zona de rebaixamento da Série A, antes da pausa da Copa América. No intervalo de uma semana, o Ceará fez um ponto em dois jogos dentro de casa, enquanto o Fortaleza perdeu as duas pelejas longe de seus domínios.

Os tricolores entraram na Z-4 e precisam vencer a próxima partida para sair da zona da degola antes da paralisação do Campeonato. Já o Vovô pode até descer na tabela, mas não tem chances de terminar entre os quatro piores do torneio.

A missão do Leão era difícil. Sequência de duas partidas fora de casa contra Flamengo-RJ e Grêmio-RS na Série A, além do desgaste atuando distante de seu torcedor na final do Nordestão e nas oitavas da Copa do Brasil. Um ponto diante de qualquer um dos adversários no Brasileirão estava de bom tamanho. Da 6ª à 8ª rodada, o Fortaleza estacionou nos sete pontos e caiu de 14º para 17º colocado, o primeiro time da zona. O time tem a mesma pontuação que Fluminense-RJ e Chapecoense-SC, mas perde no saldo de gols.

Com a derrota para o Grêmio na última rodada, o escrete tricolor dependia dos resultados das partidas de Flu e CSA-AL, equipes que poderiam ultrapassá-lo. Os alagoanos empataram com o Botafogo e se mantiveram na zona. Os cariocas também ficaram na igualdade no placar no clássico contra o Flamengo, passando Leão no saldo de gols.

O revés para o Grêmio foi bastante contestado por dirigentes do Fortaleza e pelo próprio Rogério Ceni. Os cearenses levaram o gol da derrota aos 44 minutos do segundo tempo. A bronca veio da expulsão de Osvaldo.

"Você faz um jogo parelho contra um grande do futebol, que está na Libertadores, mas o homem do meio, com camisa de cor diferente, pende para um lado. É praticamente impossível vencer uma partida", disparou Ceni.

O Vovô também poderia ter se saído melhor. Fez duas partidas seguidas em casa contra o Santos-SP e o Bahia. Perdeu para o Peixe, empatou com Tricolor. Com os resultados, o Alvinegro saiu de 9º para 11º. Entretanto, o ponto conquistado garante o Ceará fora da zona de rebaixamento, independente do placar diante do Vasco, na próxima e última rodada antes da pausa da Copa América.

O técnico Enderson Moreira lamentou o empate diante do Bahia, mas aprovou o desempenho da equipe. O meia Thiago Galhardo reforçou a necessidade de voltar a pontuar contra o Cruz-Maltino, seu ex-clube.

"Importante é pontuar. Se não ganha, não perde, empate é o meio termo pra gente. Agora é jogar contra o Vasco e tentar pontuar novamente."

O Fortaleza joga a última rodada antes da Copa América contra o Cruzeiro-MG, no Castelão, na quarta. O Ceará enfrenta o Vasco em São Januário, na quinta.

BRASILEIRÃO 2019

Palmeiras 19 7 6

Santos 17 8 5

Atlético-MG 15 8 5

Botafogo 15 7 5

Flamengo 14 8 4

Bahia 14 8 4

Internacional 13 8 4

São Paulo 13 8 3

Corinthians 12 7 3

Athletico-PR 10 8 3

Ceará 10 8 3

Goiás 9 6 3

Grêmio 8 8 2

Cruzeiro 8 8 2

Chapecoense 7 7 2

Fluminense 7 8 2

Fortaleza 7 8 2

Vasco 6 8 1

CSA 6 8 1

Avaí 4 8 0

O que você achou desse conteúdo?