Logo O POVO+
Mais perto do título
Esportes

Mais perto do título

|Copa do Nordeste| Na base da pressão, Fortaleza vence o Botafogo-PB por 1 a 0 e precisa de um empate no jogo da volta para ser campeão do Nordestão
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
DEPOIS do gol contra o Botafogo-PB, Wellington Paulista comemorou com uma
Foto: AURÉLIO ALVES DEPOIS do gol contra o Botafogo-PB, Wellington Paulista comemorou com uma "selfie" entre amigos

Teve mosaico de LED, bandeirão com a taça da Copa do Nordeste, queima de fogos e até "esquenta" ao som de banda Líbanos antes da bola rolar. O torcedor do Fortaleza que foi, ontem, ao Castelão viveu um verdadeiro clima de festa na primeira partida da final do Nordestão. A celebração foi completa porque a principal parte foi concretizada. Em campo, o Tricolor venceu o Botafogo-PB por 1 a 0 e abriu vantagem na decisão da competição.

O Fortaleza, agora, está a um empate de conquistar o inédito título da competição Regional. No jogo da volta, no estádio Almeidão, em João Pessoa, mesmo perdendo por um gol de diferença, o Leão decidirá nos pênaltis. A partida será na próxima quarta-feira, 29, às 20 horas.

Mas se engana quem pensa que foi fácil. O Botafogo paraibano foi o único adversário que venceu o Leão do Pici na competição, na primeira fase, adotou uma proposta defensiva e vendeu caro o resultado no Castelão.

A partida teve o panorama esperado. O confronto entre o melhor ataque e a melhor defesa da competição já sinalizava qual seria a proposta de tricolores e alvinegros na peleja. Quando a bola rolou, o Fortaleza fez valer o mando de campo na Arena Castelão e impôs um ritmo forte desde o primeiro minuto.

O time de Rogério Ceni teve muito mais posse de bola (65% x 35%), passes certos (407 x 133) e finalizações (14 x 3).

Faltava, porém, efetividade para converter a superioridade e o maior volume de jogo em oportunidades de gols. No primeiro tempo, as melhores chances foram em cabeçadas de Tinga e Romarinho, que o goleiro Saulo defendeu.

Na segunda etapa, Romarinho e Edinho criaram as principais chances, até que aos 33, o camisa 7 cruzou na área e Wellington Paulista completou, garantindo a vantagem leonina.

O camisa 99, que é muito criticado pela falta de gols, mas desempenha papel tático importante no esquema de Rogério Ceni, apareceu na hora certa para marcar pela segunda vez com a camisa leonina e garantir um importante resultado.

O Botafogo, muito organizado e intenso em sua proposta de defender e sair nos contra-ataques em velocidade, teve chances para marcar com Dico e Marcos Vinícius, mas pecou na finalização e agora terá que vencer a partida de volta para ficar com a taça da Copa do Nordeste.

O Fortaleza volta as atenções, agora, para uma competição nacional. Esquece a Copa do Nordeste e encara, no próximo domingo, 26, mais um jogo pela Série A do Campeonato Brasileiro. O Leão receberá o Vasco da Gama, no Castelão, às 19 horas. Um adversário direto pela disputa da permanência na elite do futebol.

 

COPA DO NORDESTE

Fortaleza

4-4-2: Marcelo Boeck, Tinga, Quintero, Roger Carvalho e Bruno Melo; Felipe, Araruna (Dodô), Edinho e Osvaldo (Marcinho); Romarinho (Gustavo Coutinho) e Wellington Paulista. Técnico: Rogério Ceni

Botafogo-PB

4-4-2: Saulo, Israel, Donato, Lula e Fabio Alves; Juninho, Marcos Vinícius (Paulo Renê), Wellington Cesar e Dico (Enercino); Clayton (Júnior) e Nando. Técnico: Evaristo Piza

Local: Arena Castelão, em Fortaleza-CE

Data: 23/5/2019

Árbitro: Diego Pombo Lopez (BA)

Assistentes: Eli Carlos Franco (BA) e Jean Carlos Oliveira (BA)

Cartões Amarelos: Felipe (F), Wellington Cesar (B), Juninho (B)

Público: Não informado

Renda: Não informado

O que você achou desse conteúdo?