Logo O POVO+
Escrita da vantagem
Esportes

Escrita da vantagem

|Triunfo na ida| Nove campeões das 12 edições do Nordestão venceram o 1º jogo e sustentaram a vantagem
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
CENI aposta também na torcida para que o Fortaleza consiga uma vantagem, no Castelão, contra o Botafogo-PB 
 (Foto: Mateus Dantas)
Foto: Mateus Dantas CENI aposta também na torcida para que o Fortaleza consiga uma vantagem, no Castelão, contra o Botafogo-PB

Noventa minutos para largar na frente. O Fortaleza encara o Botafogo-PB amanhã, às 21h30min, no Castelão. É o primeiro jogo da final da Copa do Nordeste. Uma vitória contra o Belo dá a vantagem de atuar por um empate na partida da volta, na casa do adversário, no estádio Almeidão, em João Pessoa. E o histórico da competição mostra a importância de se vencer o duelo de abertura da decisão.

De 12 edições da Copa do Nordeste (97-99; 2000, 2002-2003 e 2013-18), apenas quatro campeões não conquistaram uma vitória no jogo da ida. Destes, três empataram na primeira partida e somente um clube, o Vitória, em 1998, ganhou o confronto de abertura e perdeu na volta.

Com apoio da torcida, o Tricolor do Pici tem a chance de começar bem a decisão em busca do título inédito do Nordestão. Jogando em casa, o Fortaleza só perdeu uma partida. A derrota ocorreu para o São Paulo, na Série A do Brasileiro. Dentro de seus domínios, o retrospecto é positivo: nove vitórias, cinco empates e um revés.

A expectativa é de Castelão cheio. O Tricolor vai embalado para a final após triunfo de virada diante da Chapecoense, na Arena Condá-SC. "(A vitória) traz confiança e torcedor pro estádio. Em tese, já esperava público grande. O torcedor do Fortaleza é apaixonado. Uma vitória como essa traz traz mais gente para o estádio", comentou Rogério Ceni.

Na Copa do Nordeste, o Leão está invicto no Castelão. Venceu quatro e empatou duas. Apesar da diferença de investimentos, - o Botafogo-PB disputa a Série C do Campeonato Brasileiro -, o adversário da equipe cearense vem fazendo uma ótima campanha em 2019. Assim como o Fortaleza, o Belo foi campeão estadual e está no G4 da Terceirona. No Nordestão, fez uma campanha superior a do clube do Pici, inclusive o vencendo no Almeidão.

O peso do triunfo em casa aumenta quando se observa o desempenho do rival com o apoio de sua torcida. Os paraibanos estão invictos atuando dentro seus domínios, no Nordestão. Na campanha geral da temporada, o Botafogo-PB perdeu apenas duas no Almeidão. Atuando fora, o Leão tem cinco derrotas, cinco vitórias e dois empates.

Para largar na frente, Ceni vai lançar a campo os jogadores que estiverem mais inteiros fisicamente. É provável que Ceni poupe alguns atletas, visando também o jogo do fim de semana contra o Vasco, na Série A.

 

O que você achou desse conteúdo?