Logo O POVO+
Ferroviário já tem 1/3 da pontuação para se manter na Série C e oito vitórias da classificação
Esportes

Ferroviário já tem 1/3 da pontuação para se manter na Série C e oito vitórias da classificação

O time volta suas atenções para o duelo contra o Globo, na próxima segunda-feira, as 20h, na Arena Castelão
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Ferrão parte em busca da reabilitação no torneio.  (Foto: Divulgação/Twitter)
Foto: Divulgação/Twitter Ferrão parte em busca da reabilitação no torneio.

O ótimo início na Série C do Brasileiro - com direito a liderança do grupo A - permitiu o Ferroviário sonhar alto no Campeonato. Com sete pontos em nove disputados, obtidos diante de três favoritos da chave, o Ferrão se credenciou para brigar por uma das quatro vagas para a próxima fase. Desde que o torneio passou a ser disputado no formato atual, em 2012, nunca um time ficou de fora das quartas de final ao somar pelo menos 30 pontos em 18 jogos. Dessa forma, o Tubarão da Barra precisaria de mais 23 dos 45 pontos que ainda disputará na fase classificatória para garantir sua vaga. A meta pode ser alcançada com mais sete vitórias e dois pontos ou 8 vitórias em 15 jogos.

Apesar de se tratar de um cenário factível, o Ferroviário prefere se apegar ao seu objetivo primordial na Série C, que é escapar do rebaixamento, para só depois pensar em classificação. Pela média histórica obtidas de pontos obtidos que disputam os grupos A e B competição, o Ferrão precisaria em torno de 21 pontos para se manter na 3ª Divisão. Ou seja, o time coral já superou 1/3 dessa pontuação e agora só precisa de mais 13 pontos - de 45 que ainda vai disputar - para escapar da degola. O objetivo pode ser concretizado com mais quatro vitórias e um empate.

Até hoje, apenas uma vez, na edição de 2014, um time precisou de mais de 21 pontos para escapar. Foi o caso do Caxias-RS, que precisou somar 22 pontos para ficar em 8º lugar no grupo B e evitar a degola para a Série D. No mesmo ano, no grupo A, o Águia de Marabá somou 20 pontos e conseguiu escapar da queda.

Depois de largar na competição com o empate sobre o Botafogo-PB fora de casa, seguidas de vitórias sobre os pernambucanos Santa Cruz e Náutico, o Ferroviário volta suas atenções para o duelo contra o Globo, na próxima segunda-feira, as 20h, na Arena Castelão. Na sequência, o time coral pega dois times tradicionais da região nordeste fora de casa: Sampaio Corrêa em São Luís e ABC em Natal.

Ontem, a equipe se reapresentou com um treino leve, as 15h30min, na Vila Olímpica Elzir Cabral, na Barra do Cará. Hoje, a equipe tem atividades em dois períodos, também na Barra. Para o duelo contra o Globo-RN, o Ferrão vive a expectativa de contar com o retorno do atacante Edson Cariús. Depois de desfalcar o time nos primeiros jogos da Série C, se recuperando de uma lesão no músculo posterior da coxa, o jogador foi liberado para Departamento Médico e deve voltar a treinar com bola no restante da semana.

 

 

O que você achou desse conteúdo?