Logo O POVO+
Finalista do Nordestão, equipe cearense abre espaço no beisebol
Esportes

Finalista do Nordestão, equipe cearense abre espaço no beisebol

Fortaleza Beisebol tenta aumentar visibilidade do esporte. Treinos são aos domingos
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
FORTALEZA, CE, BRASIL,  17-02-2019: Time Beisebol Fortaleza posando para foto oficial antes da partida contra o Natal Solares pela Liga do Nordeste. (Foto: Alex Gomes/O Povo) (Foto: O POVO)
Foto: O POVO FORTALEZA, CE, BRASIL, 17-02-2019: Time Beisebol Fortaleza posando para foto oficial antes da partida contra o Natal Solares pela Liga do Nordeste. (Foto: Alex Gomes/O Povo)

Se no Brasil o beisebol é um esporte pouco divulgado e, consequentemente, ainda sem muito espaço, no Estado existe um trabalho forte para driblar essa realidade. O time Beisebol Fortaleza tenta fazer despontar a vocação para a modalidade no Ceará. A equipe treina semanalmente aos domingos, em campo no Parque Manibura, e compete regionalmente pela Liga Nordeste, que conta com cinco equipes. Os cearenses, inclusive, já estão na final do torneio, que será realizada em setembro.

Fundador e arremessador da equipe, Mardilson Azevedo, 26, vê boa evolução da modalidade nos últimos anos. "Ainda não conseguimos viver só disso (do esporte). Temos muitas equipes no sul do País e aqui tivemos um grande passo com a criação da Liga Nordeste. Espero, de verdade, que as pessoas sigam os nossos passos e apareçam mais times".

Enquanto muitos pensam que o jogo se resume a "rebater uma bolinha", a modalidade mostra o contrário. Exige-se atenção, disposição e foco do atleta em campo. A ideia de fundar o time local, porém partiu de brincadeira entre amigos na praia de Iracema e aos poucos foi ganhando corpo. Hoje, o Beisebol Fortaleza conta com cinco anos de experiência.

Um ponto que chama atenção é a diversidade — algo permitido na liga regional. No elenco do time cearense, por exemplo, Ingrid Pessoa, 25, e Alexandre Arnold, 13, fazem a função de segunda base da defesa. "Já fui em outros estados e tenho visto muita participação feminina efetiva nos times. É algo de se impressionar e fico feliz que estamos fazendo valer o espaço que merecemos ter", disse Ingrid.

A influência de Alexandre veio da família. "Comecei a gostar com meu primo. Meu pai joga no time e isso me motiva ainda mais a praticar. Gosto demais e recomendo a todos que querem um esporte leve e tranquilo".

Sem patrocínio, o time se mantém com a colaboração dos próprios atletas, que custeiam todos os materiais, como taco, uniforme e bola profissional. Por conta da pouca demanda no Brasil, os objetos muitas vezes precisam ser importados, o que encarece a prática.

A primeira edição da Liga do Nordeste conta com cinco times. Além da equipe local, competiram Natal Solares-RN, Recife Mariners-PE, João Pessoa Bravos-PB e UFPE Efos-PE. Com duas fases, o certame começou no dia 17 de fevereiro. Cada equipe disputou oito jogos. A final, jogo único entre as duas equipes de melhor campanha do torneio, está agendada para acontecer em setembro, entre os dias 1º e 8 — a data ainda será definida. A partida será entre Fortaleza Beisebol e Natal Solaris, em Parnamirim, no Rio Grande do Norte.

A competição acontece ainda de forma experimental. Ainda assim, existe plano de expansão da liga para a Bahia, estado com mais times na Região e que, a princípio, ficou de fora desta edição. A premiação do torneio é uma taça simbólica. 

Idealizada por um grupo chamado "Movimento Baseball", o objetivo da Liga é integrar ainda mais o esporte em âmbito nacional. Um dos princípios é facilitar o encontro entre times — e uma maneira encontrada para isso foi diminuindo distâncias e custos para a realização dos jogos. Com cada região organizada em ligas menores, a ideia é fazer os campeões de cada local jogarem entre si para definir o campeão nacional futuramente.

Serviço

Beisebol Fortaleza - Treinos

Dias: domingo

Horário: 9 horas

Localização: Campo do Asas, rua Procópio Ferreira - Manibura.

Contato: (85) 99714-4216

Onde acompanhar as transmissões de beisebol no Brasil

A única transmissora de televisão de partidas da Major League Baseball (MLB) – maior liga de beisebol do mundo –, é rede fechada ESPN. A empresa de comunicação é detentora dos direitos de transmissão da modalidade desde 2014, com a cobertura dos jogos de treinamento da primavera, de mais de 125 jogos da temporada regular, jogos da World Series, Playoffs e All-Star Weekend. Além do canal, as partidas podem ser assistidas pelo aplicativo Watch ESPN, da mesma rede. No ano passado, a MLB renovou contrato de transmissão via streaming com o Twitter. A liga de beisebol norte-americana teve suas transmissões ampliadas para serviços de três plataformas: YouTube TV, Facebook e Twitter.

O que você achou desse conteúdo?