Logo O POVO+
Conheça o currículo, o estilo e o jeito de trabalhar de Enderson Moreira, novo técnico do Ceará
Esportes

Conheça o currículo, o estilo e o jeito de trabalhar de Enderson Moreira, novo técnico do Ceará

O mineiro gosta do esquema 4-2-3-1, com dois pontas velocistas. O treinador prioriza a organização tática da equipe, com posse de bola. Também procura armar defesas sólidas. O América-MG comandado por Enderson teve a melhor defesa da Série B 2017
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Enderson Moreira começou o ano à frente do Bahia (Foto: Felipe Oliveira / EC Bahia)
Foto: Felipe Oliveira / EC Bahia Enderson Moreira começou o ano à frente do Bahia

Trazendo na bagagem dois títulos da Série B e uma campanha top-6 na Primeira Divisão do Campeonato Brasileiro, o técnico Enderson Moreira tem a missão de manter o Ceará na elite do futebol nacional. Com a saída de Lisca do comando técnico do Alvinegro, o mineiro de 47 anos chega ao Vovô em um momento de reconstrução, após as eliminações em sequência da Copa do Brasil e Copa do Nordeste, além da perda do título estadual para o maior rival.

O nome de Enderson foi oficializado pelo clube do Porangabuçu ontem, horas depois do desligamento de Lisca. O novo treinador assina com o Ceará depois de comandar o Bahia em 21 jogos na temporada, com nove vitórias, sete empates e cinco derrotas.

Diante da expectativa pelos investimentos elevados na montagem da equipe, o trabalho de Enderson no clube baiano não agradou. Os resultados em campo ficaram aquém do que foi projetado pelo Esquadrão para o início da temporada, com eliminação precoce na fase de grupos da Copa do Nordeste.

Os trabalhos mais sólidos de Enderson ocorreram no Goiás e no América-MG. O treinador conquistou, com o time goiano, a Série B 2012, quando trouxe para o elenco jogadores que viriam a se destacar nacionalmente, como Ricardo Goulart, atualmente no Palmeiras. Na equipe de Minas Gerais, o técnico levou o clube ao título da Segundona 2017, desbancando o Internacional-RS.

Com Enderson, o Ceará opta por perfil estudioso e mais discreto à beira de campo, concentrado na parte tática da equipe.

O mineiro gosta de utilizar o esquema 4-2-3-1 em suas equipes, com dois pontas velocistas - setor do campo que tem sido alvo de críticas da torcida do Ceará. Leandro Carvalho, um dos principais reforços da temporada, ainda não mostrou bom futebol. Outros nomes como Chico, Vitor Feijão e João Paulo pouco engrenaram.

O treinador prioriza a organização tática da equipe dentro da cancha, com a posse de bola sendo um dos pilares da construção do estilo de jogo. Enderson também busca formar sistema defensivo sólido e tem opções favoráveis no Vovô para obter êxito na zaga. O América-MG comandado por Enderson teve a melhor defesa da Série B 2017.

Enderson tem passagens por gigantes do futebol brasileiro, mas não conseguiu repetir campanhas de destaque como as de Goiás e América-MG. Ele já comandou Santos-SP, Grêmio-RS, Fluminense-RJ e Athletico-PR.

Além de resgatar a confiança da equipe e prepará-la para o primeiro duelo na Série A, o mineiro vai atuar em seus primeiros dias de trabalho na listagem de jogadores para reforçar o clube.

Entre as principais carências estão peças para o setor de ataque. O centroavante Bergson deve ser o primeiro nome anunciado oficialmente.

Especulado nas últimas semanas, o jogador teve seu destino selado após o acerto, ontem, entre as diretorias de Ceará e Atlhetico-PR.

A expectativa é de que a vinda de Berson ao Vovô seja em definitivo, e não por empréstimo como havia sido especulado inicialmente. A equipe do atleta se reuniará hoje com dirigentes do Furacão, para selar o acordo.

No Athletico-PR, Bergson fez 42 jogos e marcou 11 gols, juntando a temporada de 2018 e o início de 2019. No Paysandu-PA, em 2017, viveu seu melhor momento e balançou as redes em 28 oportunidades, terminando como artilheiro da Série B.

VEJA MAIS | FutCast #50 - EXTRA | Título do Leão, permanência de Ceni e queda de Lisca

Listen to "#50 - EXTRA | Título do Leão, permanência de Ceni e queda de Lisca" on Spreaker.

O que você achou desse conteúdo?