Logo O POVO+
Fortaleza quebra tabus ao vencer o Ceará
Esportes

Fortaleza quebra tabus ao vencer o Ceará

|HISTÓRICO| Rogério Ceni vence o Ceará pela 1ª vez e Fortaleza quebra outros três tabus sobre o Alvinegro
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Rogério Ceni, técnico do Fortaleza, caminha no Castelão com sua prancheta (Foto: Aurélio Alves)
Foto: Aurélio Alves Rogério Ceni, técnico do Fortaleza, caminha no Castelão com sua prancheta

Os jogos decisivos entre Ceará e Fortaleza costumam entrar para a história. Mas o duelo de ontem ficou marcado pela inusitada quebra de quatro tabus de uma vez só. O primeiro deles envolve o técnico Rogério Ceni, que venceu o seu primeiro Clássico-Rei à frente do Tricolor, após sete partidas disputadas contra o Alvinegro. Até então, o treinador tinha o retrospecto de três derrotas e três empates no confronto.

Na coletiva, após a vitória de 2 a 0 sobre o Ceará, o técnico Rogério Ceni falou sobre o assunto. "Se eu queria ganhar do Ceará, claro que eu queria. Se sabia que era muito difícil ganhar, era muito difícil ganhar. Se vou explicar isso para o torcedor, não consigo. O torcedor quando vem o Flamengo ou o Palmeiras aqui, ele acha que você tem a obrigação de ganhar. Ele não quer saber se você vai enfrentar um time com orçamento muito maior. Ele quer ver a bola na rede e quer o time ganhar. Eu entendo isso, porque futebol é paixão. E a torcida do Fortaleza, juro por Deus, é uma das coisas mais bacanas de se ver. Ela vem com mosaico, os caras se inflamam e ajudam a gente ganhar jogos".

Para o Fortaleza, a primeira partida da final do Cearense de 2019 teve um sabor especial por mais dois motivos. Um deles foi a quebra de um tabu de dois anos sem vencer o Vovô, em jogos com as duas equipes atuando com o elenco principal. A última vez tinha sido na vitória por 1 a 0, no dia 22 de janeiro de 2017, pela 3ª rodada do Campeonato Cearense daquele ano. O lateral-esquerdo uruguaio Gastón Filgueira fez o gol do jogo.

Nesse período, foram disputados sete jogos, com quatro empates e três derrotas. Ocorreram também, nesse intervalo de tempo, duas vitórias do Fortaleza sobre o Ceará, mas em jogos da Taça Fares Lopes, em que os dois times atuaram com elencos alternativos, preservando os principais jogadores para as disputas do Campeonato Brasileiro.

O outro tabu quebrado pelo Leão foi que, após 11 anos, o Fortaleza voltou a vencer um Clássico-Rei por dois gols de diferença. O fato havia ocorrido pela vez derradeira no triunfo por 3 a 1 sobre o Ceará, em partida realizada no dia 9 de março de 2008, válida 4ª rodada pela 2ª fase do Estadual.

Para além dos fatos históricos, o Fortaleza também foi responsável pela quebra de um tabu de uma marca pessoal do seu maior adversário: a perda de invencibilidade do Ceará no Campeonato Cearense de 2019. Única equipe que ainda não havia perdido na competição, o Alvinegro ostentava a melhor campanha do torneio, com cinco vitórias e quatro empates em nove partidas disputados, até então.

Apesar da vantagem de poder até perder por um gol de diferença para ser campeão cearense em 2019, Ceni garante que o Fortaleza entrará em campo no jogo de volta da decisão como se o placar do confronto estivesse 0 a 0. "A vantagem é mínima. É um placar que eles podem reverter. Vamos jogar para ganhar de novo", diz.

O que você achou desse conteúdo?