Logo O POVO+
Em grande fase no Fortaleza, Júnior Santos tem carreira meteórica no futebol
Esportes

Em grande fase no Fortaleza, Júnior Santos tem carreira meteórica no futebol

Sem base e apenas no segundo ano de profissional, atacante é o destaque do time em 2019
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Júnior Santos jogou de centroavante, segundo atacante e ponta pelo Fortaleza
 (Foto: JÚLIO CAESAR)
Foto: JÚLIO CAESAR Júnior Santos jogou de centroavante, segundo atacante e ponta pelo Fortaleza

De Conceição do Jacuípe, cidade baiana com pouco mais de 32 mil habitantes, passando pelo interior de São Paulo até desembarcar em Fortaleza. Da quarta divisão do Campeonato Paulista para a elite do futebol nacional. Esta é a trajetória de Júnior Santos, 24 anos, artilheiro do Tricolor do Pici no ano, com dez gols. Na segunda-feira, o atacante foi determinante para a classificação do time às semifinais do Nordestão ao balançar as redes duas vezes.

Sem ter passado por categorias de base de qualquer clube, o jogador de quase 1,90m viveu reviravolta e ascensão meteórica na carreira. Em 2017, o artilheiro do Fortaleza estava longe do futebol cearense e vestiu a camisa do Osvaldo Cruz para disputar a quarta divisão do estadual de São Paulo, em torneio para jogadores até 23 anos.

O ano de 2018, momento importante para o Tricolor - recomeço do clube na Série B do Campeonato Brasileiro após oito anos na Terceirona -, também foi marcante para Júnior Santos. O agora centroavante tricolor disputava pela primeira vez competição profissional. Vestindo a camisa do Ituano, ele jogou a Série A do Paulistão.

Dentro de campo, impressionou. A carreira começou a mudar. A Ponte Preta apostou nele e o levou do Ituano. Terminou a temporada tendo disputado Copa do Brasil e Série B do Brasileiro, torneios que até então só assistira pela TV.

Com o desempenho na Macaca, despertou o interesse do Leão, que lhe contratou com vínculo longo de três anos. Acreditando no futebol do baiano, o Fortaleza comprou 50% dos direitos econômicos do jogador. E a aposta tem dado certo.

Júnior chegou ao Fortaleza com a responsabilidade de assumir o posto deixado por Gustavo, que terminou o ano passado como o principal destaque do Fortaleza e com 30 gols, sendo o maior goleador do País. Iniciada a temporada, o atacante nascido em Conceição tem ganhado a confiança da torcida com gols.

Preciso de apenas 16 jogos para marcar os dez gols até agora. O número positivo é resultado de trabalho forte nos treinamentos e de cobrança do técnico Rogério Ceni. No último jogo, contra o Vitória-BA, o baiano abriu o placar de cabeça e cruzou o campo para comemorar com o técnico.

"O Rogério tem trabalhado bastante. Nessa semana, trabalhou bem a finalização. Quando cheguei aqui, não era muito minha especialidade estar cabeceando. E já fiz meu segundo de cabeça. Quando faço de cabeça, vou nele porque trabalhou bastante isso individualmente", comentou o atleta.

A artilharia de Júnior não se restringe apenas ao elenco tricolor. Os dez gols até o momento lhe colocam entre os artilheiros do Brasil. Na Copa do Nordeste, o atacante fez oito e divide o posto com Gilberto, do Bahia, time já eliminado da competição.

VEJA MAIS | Osvaldo abre o jogo: metas no Fortaleza, retorno, Ceni e Série A

Listen to "#46 - Osvaldo abre o jogo: retorno, Ceni, Série A e metas no Fortaleza" on Spreaker.

MARCA

Os dez gols marcados já superaram a melhor marca anual de Júnior Santos. No ano passado, ele marcou nove gols em 38 jogos pela Ponte Preta

O que você achou desse conteúdo?