Logo O POVO+
Para Ceni, Fortaleza "começa do zero" nas semifinais do Cearense
Esportes

Para Ceni, Fortaleza "começa do zero" nas semifinais do Cearense

Fortaleza busca ajustar erros e superar instabilidade da fase classificatória do Estadual
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Ceni teve de fazer testes durante a competição, já que o elenco não estava fechado
 (Foto: JÚLIO CAESAR)
Foto: JÚLIO CAESAR Ceni teve de fazer testes durante a competição, já que o elenco não estava fechado

Segundo melhor semifinalista. É desta forma que o Fortaleza chega à fase de mata-mata do Campeonato Cearense, com campanha inferior apenas a do Ceará, líder da segunda fase da competição. Apesar disso, o time comandado por Rogério Ceni teve desempenho instável na etapa classificatória, entrando no G-4 somente na última rodada, após triunfo no sufoco sobre o Floresta.

Para superar o Guarany de Sobral na semifinal, o técnico Rogério Ceni precisa fazer ajustes na equipe. Ainda que a campanha não tenha enchido os olhos do torcedor até aqui, é como o próprio treinador frisou em coletivas: mata-mata começa tudo do zero.

O sistema defensivo do Tricolor ainda dá brechas, há problemas de marcação e saída de bola. Além do desgaste físico, o ataque do Leão precisa aumentar o aproveitamento de chances criadas. Falta ainda equilíbrio entre os setores. Em sete jogos no Cearense, o Fortaleza marcou sete e levou cinco gols.

Para entender a instabilidade do clube do Pici no Estadual, é necessário observar o processo de formação do time ideal de Ceni. A equipe começou a temporada com elenco incompleto e com vagas abertas na zaga, no meio de campo e no ataque.

Com a temporada rolando, foram chegando nomes de peso. Junto a isso, era preciso condicionar os atletas. Enquanto não encontrava a melhor formação, Ceni fazia testes no time. O escrete mais próximo do ideal, que virou a base titular, apareceu no confronto contra o Confiança-SE pela Copa do Nordeste, no início deste mês, quando o Leão goleou por 4 a 0.

Até então, dois meses já haviam se passado desde o início da temporada. O Campeonato Cearense tinha completado cinco rodadas e o Fortaleza mantinha campanha irregular, com duas vitórias, um empate e duas derrotas.

Após o Confiança, o Tricolor emendou dois clássicos, com dois empates, e somou mais um ponto no Estadual. Foi para a última peleja da fase classificatória precisando de triunfo diante do Floresta. A vitória veio com as dificuldades de um time em construção, mas que vem apresentando evolução.

Campanha

Na segunda fase do Cearense, o Fortaleza teve três vitórias, duas derrotas e dois empates, marcando sete gols e sofrendo cinco

O que você achou desse conteúdo?