Logo O POVO+
Mesmo com empate, Ceará e Fortaleza podem se classificar na próxima rodada do Nordestão
Esportes

Mesmo com empate, Ceará e Fortaleza podem se classificar na próxima rodada do Nordestão

Leão pode passar até mesmo com derrota, enquanto Vovô busca triunfo e vaga
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
 (Foto: )
Foto:

O empate de ontem no Castelão pode não ter sido o melhor resultado para Ceará e Fortaleza, mas pelo menos deixa ambos em condições de garantir classificação antecipada já na próxima rodada da Copa do Nordeste. Restam ainda dois jogos para cada um dos 16 participantes do torneio regional.

A situação do Leão é ligeiramente mais confortável. O Tricolor pode carimbar vaga nas quartas de final no próximo fim de semana mesmo perdendo. Isso desde que entre CRB-AL, Vitória-BA e Sergipe, dois não vençam. Um empate também pode ser suficiente para o Fortaleza, em cenário que ainda exigiria combinação de resultados. Neste caso, o Leão torce por derrota do Salgueiro-PE ou tropeço de CRB ou Vitória.

Um triunfo do Leão sobre o Moto Club-MA, sábado, no Castelão de São Luís, entretanto, garante o time comandado por Rogério Ceni na etapa seguinte sem depender de mais ninguém. O jogo está marcado para às 16 horas.

Fortaleza, de Ceni, pode passar até com derrota
Fortaleza, de Ceni, pode passar até com derrota (Foto: Fotos: Julio Caesar)

A situação do Ceará para classificação antecipada é apenas uma. Se vencer o Santa Cruz em casa, também no sábado, às 16 horas, o Vovô chegará à rodada final preocupado apenas com a posição de classificação no G-4.

No Grupo B, a situação é mais embolada e a diferença de pontos entre os times, menor. Dois pontos separam o vice-líder, Ceará, do quinto colocado, CSA-AL, por exemplo. Isso acontece porque os times desta chave vêm se dando melhor no torneio. Enquanto todos que estão na zona de classificação deste grupo possuem no mínimo três vitórias, no Grupo A o CRB é o quarto sem ter vencido ninguém.

Esse desequilíbrio entre os grupos faz com que no B a competitividade seja maior e para o técnico do Vovô isso é injusto. Ao fim do clássico de ontem, ele fez críticas à fórmula de disputa da Copa do Nordeste.

"O regulamento é um absurdo. Você não joga contra os seus concorrentes. O confronto direto não existe na competição, você ganha e o seu concorrente também. Vamos jogar dentro da chave, ver quem é o melhor. Eu posso ganhar todos os jogos, mas se quatro outros times ganharem também, pode deixar a gente fora. É injusto", avaliou.

O técnico garantiu, no entanto, que a crítica não se dá pelo fato de o Alvinegro ter perdido a liderança da chave. "Não estou nem falando pelo Ceará, porque estamos na zona de classificação, mas não tem confronto direto. Não vamos jogar com Botafogo-PB, Náutico-PE, Bahia, CSA. Aí passa e só aí enfrenta os times da chave. Pelo amor de Deus, gente, é fácil fazer um regulamento", completou.

Até o ano passado, a fase classificatória do Nordestão previa jogos dentro de cada um dos quartro grupos. A mudança no formato, que agora coloca times de uma chave contra a outra na primeira fase, foi feita para aumentar o nível de atratividade da competição, segundo a Liga do Nordeste, sob o argumento de que os clássicos apareceriam logo no primeiro momento. Quartas de final e semifinais são dentro do grupo e a final volta a ser um contra o outro.

Nordestão - Grupo A

1º Fortaleza 9 6 2

2º Santa Cruz-PE 9 6 2

3º Salgueiro-PE 6 6 2

4º CRB-AL 5 6 0

5º Vitória-BA 5 6 0

6º Sergipe 3 6 1

7º Altos-PI 2 6 0

8º Sampaio Corrêa-MA 1 6 0

Nordestão - Grupo B

1º Botafogo-PB 14 6 4

2º Ceará 12 6 3

3º ABC-RN 11 6 3

4º Náutico-PE 11 6 3

5º CSA-AL 10 6 3

6º Bahia 9 6 2

7º Confiança-SE 8 6 2

8º Moto Club-MA 7 6 1

O que você achou desse conteúdo?