Logo O POVO+
Lisca fará mudanças no time para Clássico-Rei na Copa do Nordeste
Esportes

Lisca fará mudanças no time para Clássico-Rei na Copa do Nordeste

Com sequência desgastante de jogos e falta de efetividade nas finalizações, técnico testará novas peças entre os titulares
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Lisca indicou que João Paulo, Fernando Sobral, Leandro Carvalho, Ricardo Bueno, Edinho e Thiago Carleto podem ganham chances entre os titulares
 (Foto: FABIO LIMA)
Foto: FABIO LIMA Lisca indicou que João Paulo, Fernando Sobral, Leandro Carvalho, Ricardo Bueno, Edinho e Thiago Carleto podem ganham chances entre os titulares

Muitas oportunidades criadas, diversas finalizações e péssimo aproveitamento para convertê-las em gols. Esse tem sido o roteiro do Ceará nos cinco jogos mais recentes. O aspecto ficou mais evidente nas três últimas partidas, em que o Vovô empatou com Atlético-CE e Fortaleza, pelo Campeonato Cearense, e perdeu para o Corinthians, pela Copa do Brasil - jogo este que escancarou o problema do Alvinegro.

Contra o Timão, o Ceará realizou 16 finalizações, sendo nove erradas. Das 16, foram 11 de fora da área, o que mostra que a equipe do técnico Lisca teve dificuldades para criar oportunidades de finalização de dentro da área. As tentativas realizadas mais perto do gol, inclusive, sequer foram na direção da meta defendida por Cássio, com exceção do pênalti convertido por Juninho.

O resultado é que o Vovô tem agora que vencer por três gols de diferença em São Paulo, no dia 3 de abril, para se classificar. Ou no mínimo por dois gols para levar a decisão aos pênaltis. A falta de efetividade nas finalizações é algo que tem preocupado o técnico Lisca. Para melhorar esse aspecto com o time que vem jogando e também pela condição física, o treinador deverá realizar mudanças para o Clássico-Rei contra o Fortaleza, neste domingo, pela Copa do Nordeste.

"Tem sido um problema pra nós. Não tivemos a competência pra transformar isso em gols. A gente não tá tendo muito tempo pra trabalhar. A tendência é pra domingo a gente fazer algumas alterações na equipe, ao menos umas quatro ou cinco, e na quarta-feira (contra o Ferroviário, pelo Estadual) tirar todo mundo, pois já estamos classificados, e aí sim vamos poder trabalhar um pouco mais finalizações, sincronia de cruzamentos e penetração com esses jogadores pra aproveitar melhor todo esse volume que a gente tem".

As principais alterações devem ocorrer no sistema ofensivo. A tendência é que João Paulo, Fernando Sobral, Leandro Carvalho e Ricardo Bueno ganhem oportunidades.

"Todos são opção, ainda mais agora nesse período de sequência grande de jogos. Fernando (Sobral), Leandro (Carvalho), João (Paulo) têm entrado bem, e o Bueno tá precisando de mais uma oportunidade. Talvez a gente dê um descanso pro Roger. Edinho tá doido pra jogar, o (Thiago) Carleto precisa estrear também. Temos boas opções", disse Lisca, que descartou a possibilidade de já utilizar o meia Wescley como titular.

"Torcedor tá pedindo, mas ele ainda não tem condições (de jogar 90 minutos). O combinado é cerca de 30. Ele tem feito trabalho de fortalecimento, se condicionando. Vamos colocando aos poucos".

Ontem, os jogadores que atuaram contra o Corinthians realizaram trabalho regenerativo, e Lisca comandou um treino com Fernando Henrique; Cristovam, Tiago Alves, Valdo e Thiago Carleto; Edinho e Pedro Ken; Leandro Carvalho, Wescley e Vitor Feijão; Ricardo Bueno. Este, porém, não deve ser o time que atuará contra o Fortaleza, mas há a possibilidade que a base seja mantida.

Ingressos

Os bilhetes para o Clássico-Rei do próximo domingo, pela Copa do Nordeste, no Castelão, já começaram a ser vendidos. Os valores variam entre R$ 40 e R$ 140 (inteira)

Fortaleza, CE, Brasil, 05-01-2019: Edson Cariús, jogador do Ferroviário. Atlético Cearense vence o Ferroviário por 3x2 em jogo válido pelo Campeonato Cearense. (Foto: Mateus Dantas / O Povo)
Fortaleza, CE, Brasil, 05-01-2019: Edson Cariús, jogador do Ferroviário. Atlético Cearense vence o Ferroviário por 3x2 em jogo válido pelo Campeonato Cearense. (Foto: Mateus Dantas / O Povo)

Presidente do Ferrão diz que Cariús está perto do Ceará; Vovô e o atleta negam

Edson Cariús pode vestir a camisa do Ceará na Série A do Campeonato Brasileiro. Quem falou sobre a possibilidade foi o presidente do Ferroviário, Walmir Araújo. Em entrevista ao programa Trem Bala, da Rádio O POVO CBN, na tarde de ontem, o mandatário coral disse que o acerto pelo jogador está próximo de ser concluído.

"O Cariús, ele tem efetivamente sido procurado para sair do Ferroviário. Ele almeja até jogar num time da Série A, e o Ceará está mais próximo dele. Se for por mim, e eu acho que eu vou influenciar muito nisso, efetivamente ele pode ir para o Ceará", declarou Walmir Araújo.

Por outro lado, o presidente do Ceará, Robinson de Castro, negou. "Não existe nenhuma negociação", disse o dirigente alvinegro ao O POVO.

Com 12 gols na temporada, Edson Cariús é um dos artilheiros do Brasil em 2019. Ele é o principal goleador do Campeonato Cearense, com 10 gols.

Além disso, chamou atenção de todo o Brasil ao marcar dois gols contra o Corinthians, pela Copa do Brasil. Na ocasião, o Ferroviário empatou em 2 a 2, em jogo realizado em Londrina, mas acabou eliminado.

Edson Cariús é o principal jogador do Ferrão desde o ano passado, sendo peça fundamental para que o Tubarão da Barra fosse campeão da Série D do Campeonato Brasileiro. Em 2018, ele marcou 25 gols na temporada e foi o vice-goleador do País - atrás apenas de Gustagol, que estava no Fortaleza e balançou as redes adversárias 30 vezes no ano.

A contratação é bastante pedida pela torcida do Ceará, que não se convenceu com as atuações de Roger, Ricardo Bueno e Matheus Matias, os três centroavantes que estão no elenco do Vovô. No ano passado, o Alvinegro contratou Juninho Quixadá, destaque do Ferroviário na Série D, e o meia-atacante foi um dos destaques do time no segundo semestre.

No fim da noite de ontem, o próprio Edson Cariús preferiu desmentir a informação. Definindo a faça de Walmir como "um ato de pura infelicidade", o atacante garantiu que segue no Ferroviário. "O que existe é mera especulação por parte da imprensa, rumores por parte de alguns torcedores e uma declaração equivocada do presidente do Ferroviário. Minha palavra é um bem precioso e por ela tenho muito zelo. Busco sempre agir de forma íntegra e honesta, respeitando a todos", escreveu, em nota de esclarecimento. 

O que você achou desse conteúdo?