Logo O POVO+
Saiba como está a disputa pelas quatro vagas na semifinal do Cearense
Esportes

Saiba como está a disputa pelas quatro vagas na semifinal do Cearense

Ceará, Ferroviário, Fortaleza e Atlético-CE ocupam o G-4 atualmente
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
(Foto: Mateus Dantas / O Povo) (Foto: (Foto: Mateus Dantas / O Povo))
Foto: (Foto: Mateus Dantas / O Povo) (Foto: Mateus Dantas / O Povo)

Com apenas três rodadas a serem disputadas na segunda fase do Campeonato Cearense, o páreo pelas quatro vagas nas semifinais segue acirrado. Dos oito times participantes, cinco seguem com boas chances de avançar no Estadual. O pelotão que briga por classificação é puxado pelos três maiores clubes do Estado: Ceará, Ferroviário e Fortaleza.

Líder e único invicto da competição - com a campanha de três vitórias e um empate em quatro jogos -, o Alvinegro poderia praticamente ter assegurado a vaga por antecipação se tivesse vencido o Barbalha, no último domingo. Ainda assim, com o ponto somado no empate em 1 a 1 contra o time do Cariri, o Vovô chegou aos 10, segue líder e está muito próximo de confirmar a classificação. Nas contas do estatístico e comentarista da rádio O POVO CBN Thiago Minhoca, o cenário indica que as equipes garantam lugar na semifinal com 11 pontos. Ao Ceará, portanto, só falta um empate em três partidas.

O Alvinegro tem ainda três pontos de vantagem para os demais clubes que ocupam o G-4, Ferroviário, Fortaleza e Atlético-CE, na ordem. Se quiserem passar de fase, Leão, Tubarão e Águia precisam somar mais quatro pontos. O Tricolor pode dar um passo gigantesco na classificação se vencer o Horizonte na próxima quarta-feira, 27, em jogo marcado para as 21h30min, no estádio Domingão.

Mesmo caso do Ferrão, que só entra em campo no sábado, 1º de março, contra o Guarany de Sobral, fora de casa, no estádio Junco. O Atlético-CE, por sua vez, só jogará 6 de março, fechando a rodada em duelo contra o líder, Ceará, na Arena Castelão.

Hoje em quinto e com um ponto a menos que os times que hoje estariam classificados, o Floresta pode figurar no G-4 caso vença o Barbalha na próxima quinta-feira, às 20 horas, no Domingão. Para isso, ele precisa contar com tropeço de um dos concorrentes diretos.

A situação dos últimos três colocados, Guarany-S, Horizonte e Barbalha (o lanterna), é delicada. Eles só mantém viva as chances de classificação em caso de vitórias nos últimos três jogos.

Há uma motivação extra para as equipes lutarem pela melhor posição possível na segunda fase. Isso porque líder e vice-líder da chave conquistam a vantagem de decidir a semifinal como mandante. Além disso, ao final dos jogos de ida e volta, caso aconteça empate em pontos e saldo de gols, o clube com melhor classificação na segunda fase avança automaticamente.

O benefício ainda se estende para a grande final, que também será decidida em partidas de ida e volta. Se também terminarem empatadas em pontos e saldo de gols, o clube com maior pontuação somada na segunda fase e semifinais será considerado o campeão do torneio.

O que você achou desse conteúdo?