Logo O POVO+
A grande farsa
Foto de Alan Neto
clique para exibir bio do colunista

Colunista do O POVO, Alan Neto é o mais polêmico jornalista esportivo do Ceará. É comandante-mor do Trem Bala, na rádio O POVO/CBN e na TV Ceará. Aos domingos, sua coluna traz os bastidores da política e variedades.

Alan Neto esportes

A grande farsa

Alan Neto (Foto: Alan Neto)
Foto: Alan Neto Alan Neto

- COPA do Brasil, que começa hoje, melhor dizendo iniciou-se ontem, de tão descaracterizada pela própria CBF, transformou-se numa grande e monumental farsa.

- ESQUEÇAM modelo inicial, onde apenas o campeão de cada Estado entrava na competição. Coisas que o tempo levou.

- DEPOIS, resolveram colocar o vice-campeão, primeira mudança, abrindo um precedente que até os dias de hoje continua escancarado.

- MODELO de disputa, este, então, nem se fala. A cada ano a CBF está sempre introduzindo uma mudança, tisnando o próprio regulamento da competição.

- CULMINA então, segundo semestre em diante, na entrada dos grandes clubes que sobraram da Libertadores, com privilégios que os demais não têm, especialmente os que vêm ralando desde o inicio.

- TORNEIO em que todo bicho de orelha entra, com o devido respeito, não pode ser levada em conta, muito menos à sério.

- PARA se ter uma mínima ideia, só aqui, do futebol cearense, quatro clubes estão dentro, pouco importa por qual porta entraram. Ceará estreia hoje contra Central, em Caruaru, enquanto o Atlético-CE, no PV, pra publico zero pois torcedor não tem, receberá o Joinville. Se mal pergunto o que fez o Atlético-CE pra merecer tamanha honraria?

- AMANHÃ, será a vez do Ferroviário que até mando de campo vendeu, contra o Corinthians. Privou sua torcida de, ao menos uma vez na vida, ver em ação grande clube do futebol brasileiro.

- ESTE é o retrato fiel da Copa do Brasil dos dias de hoje. Lado bom para os clubes que vivem à míngua são as ótimas cotas que a CBF paga. Justifica-se por qual razão nada em dinheiro. Não vem ao caso de onde a procedência.

- ANTES que esqueça. Há também, favor não esquecer, o lado político da questão. Copa do Brasil é uma forma de a CBF agradar os presidentes das federações, seu maior colégio eleitoral. Explica-se por qual razão tantos se perpetuam no poder. Há casos como o do Pará, já chegando aos 30 anos. Vai virar múmia no cargo.

- LARGAR o osso, nem pensar. Só um louco varrido dispensaria as mordomias. E onde tem mordomia o dinheiro corre livre e solto...

FORA DA CURVA

- VALE lembrar, sim. Com enxurrada de jogos pela Copa do Brasil, aqui, hoje à noite, no Castelão, o Fortaleza vai estrear no Campeonato Cearense, onde, a exemplo do Ceará, desceu de paraquedas.

- ENFRENTARÁ o Barbalha, que foi o campeão da primeira fase com a turma da raia miúda, incluso o Ferroviário. Chegou lá por méritos, embora reconheça suas limitações.

- SE memória não me trair, e acaba me traindo, é a primeira vez que o Barbalha atuará no Castelão.

- SIM e daí, cara-pálida? Ao Fortaleza, franco favorito, nem pensar em perder, após o fiasco contra o Botafogo-PB. Torcida tricolor, exigente como é, começa a desconfiar de que está havendo algo de errado no Pici. Torcida desconfiada, pra virar barril de pólvora é só acontecer uma zebra. Se me fiz entender.

GATO & RATO

- AFINAL, Osvaldo vem ou não vem e, se vier, qual será seu pouso?

- PRIMEIRO lugar, terá que rescindir seu contrato, que só termina em novembro. Tailândia não tem futebol mas seus dirigentes lá não são tolos.

- CONSEGUINDO, qual será, então, seu destino?

- NESSE ínterim, Fortaleza informa, via rede social, que sequer está pensando no assunto.

- CEARÁ, através do seco e frio Robinson de Castro manda despacho curto e grosso - não temos interesse.

- NESSE jogo de gato e rato qual deles dará o bote fatal?

PAR OU ÍMPAR?

... CHICO Coreano, pra justificar sua origem, em pleno voo pra Recife, lia um livro da Coreia. Zagueiro Luiz Otávio, poltrona ao lado, sapecou - "Isso é quebra cabeça?".../// PAR ou ímpar - quantas mudanças o Ceni fará hoje no time do Fortaleza? Quem cravar cinco acertará em cheio.../// WASHINGTON Luiz, do outro lado da linha - "Vou usar a minha retranca favorita. O Fortaleza que corra atrás do prejuízo" ...///NÃO é por nada não, mas que graça o Ceni acha no futebol do Romarinho a ponto de mantê-lo no time principal? Aliás, quem acertar quantos gols o Romarinho já fez com a camisa tricolor ganhará um passeio de graça no ônibus dois andares que mais parece um trio elétrico.../// MAIORIA dos jogadores do Ferroviário sequer sabe onde fica Londrina, local do jogo de amanhã contra o Corinthians...

Foto do Alan Neto

Não para... Não para... Não para de ler. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?