PUBLICIDADE
Jornal

O ano começa Agora

| Estreia | Fortaleza abre a temporada 2019 diante do Náutico, fora de casa, na estreia pela Copa do Nordeste

15/01/2019 01:30:00
NULL
NULL
[FOTO1]

Com menos de 15 dias de pré-temporada, o Fortaleza abre o ano de competições oficialmente na noite de hoje, quando enfrenta o Náutico, no estádio dos Aflitos, a partir das 21h30min. É o pontapé inicial na Copa do Nordeste 2019, que tem fórmula diferente, privilegiando os clássicos da região, mas a mesma importância adquirida nos últimos sete anos, quando passou a contar com chancela da CBF.

 

A fase inicial agora reúne dois grupos de oito times cada. Times de A só enfrentam times de B e vice-versa. Na formação das chaves, clubes do mesmo Estado se dividiram, um para cada lado, de forma a garantir grande jogos desde o começo da competição.

 

Fortaleza pertence ao grupo A, enquanto o Náutico faz parte do B. Nesse mesmo esquema, todos os 16 participantes vão jogar oito vezes na primeira fase, que terá apenas turno de ida. Os quatro melhores colocados de cada lado avançam para as semifinais, em mata-mata.

 

Para o jogo de estreia, o técnico do Fortaleza, Rogério Ceni, não poderá contar com força máxima. Além de não ter levado o meia Madson, que trabalha o condicionamento físico no CT Ribamar Bezerra, o atacante Pedro Júnior não foi regularizado a tempo. Para compensar, o comandante tricolor convocou o artilheiro o Leão na Copinha, Gustavo Coutinho, para se juntar à equipe.

 

O time embarcou para Pernambuco ontem e segue concentrado para a partida. O time que será lançado a campo deve ter a base da equipe de 2018, mas já com peças novas.

 

"Esperamos fazer uma grande estreia, que possamos repetir vitórias como as do ano passado. Nos preparamos bastante para esse momento e agora chegou a hora de fazer nosso melhor. Esperamos trazer um bom resultado", disse Éderson, cotado para ser o central do ataque tricolor. "Torcedor pode esperar de nós um time muito vibrante e aguerrido dentro de campo, em busca dos três pontos. Espero que façamos um grande jogo e espero dar alegrias aqui como fiz ano passado", disse o ponta Edinho.

 

Mesmo não tendo disputado o Nordestão no ano passado, o Fortaleza volta com pinta de favorito - junto com Bahia e Ceará. Um possível título seria inédito na história do clube.

 

Adversário da noite, o Náutico passa por momento de restruturação. Na Série C do Brasileiro, o Timbu quer voltar a ser um dos principais times do Nordeste e sabe que apenas em campo poderá conquistar isso.

 

O primeiro passo dado foi voltar para casa. O Náutico deixou a Arena Pernambuco e vai mandar jogos no Aflitos. No elenco, a base de 2018 foi mantida e reforços pontuais contratados. Os dois maiores destaques são o meia Maylson e o meia-atacante Jorge Henrique. Dos dois, porém, apenas o segundo pode estrear, já que o outro aguarda regularização.

 

O técnico Márcio Goiano também foi mantido no cargo e vai dar sequência ao trabalho que quase culminou no acesso à Série B ano passado. A Copa do Nordeste será um bom termômetro para o Timbu sobre a temporada.

 

Nordestão

 

Náutico

 

4-3-3: Luiz Carlos; Hereda, Camutanga, Sueliton, Assis; Josa, Luiz Henrique, Jorge Henrique; Fábio Matos (Thiago), Wallace Pernambucano, Lucas Paraíba (Matheus Carvalho). Técnico: Márcio Goiano

 

Fortaleza

 

4-3-3: Marcelo Boeck, Tinga, Roger Carvalho, Patrick, Bruno Melo; Felipe, Paulo Roberto, Marlon; Edinho, Ederson, Júnior Santos. Téc: Rogério Ceni

Local: Estádio dos Aflitos, em Recife-PE

 

Data: 15/1/2019

Horário: 21h30min

Árbitro: Ricarle Gonçalves Batista-BA

Assistentes: Jucimar dos Santos Dias-BA e Edevan de Oliveira Pereira-BA

 

Transmissão: TV Jangadeiro, Fox Sports, Rádio O POVO/CBN (AM 1010 e FM 95.5). Tempo real em opovo.com.br/esportes

 

 

VEJA MAIS: #32 - Guia da Copa do Nordeste 2019

[VIDEO1] 

BRENNO REBOUÇAS

TAGS