Logo O POVO+
Vitrine da Garotada
Esportes

Vitrine da Garotada

|Copinha| Principal torneio de base do Brasil terá Ceará, Fortaleza e Horizonte representando o futebol cearense. Equipes já têm planos traçados pro certame
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
NULL (Foto: )
Foto: NULL
[FOTO1]

Em dez dias o ano vira e janeiro começa, trazendo com ele a 50ª edição da Copa São Paulo de Futebol Júnior, o maior torneio de futebol de base do Brasil. Popularmente chamada de Copinha, a competição será disputada desta vez por 128 equipes, oriundas de todos os cantos do País. Ceará, Fortaleza e Horizonte representam o futebol cearense.

[FOTO2][FOTO3]

Os dois primeiros são cadeira cativa na competição. Já o Horizonte conseguiu vaga porque foi o campeão do Estadual sub-20. Os três largam na Copinha em 3 de janeiro e tem como objetivo mínimo aceitável avançar de fase de grupos para o mata-mata. Para isso precisam ser pelo menos vice-líderes da chave ao fim das três rodadas da etapa.

 

O Ceará caiu no Grupo 1, com sede em Andradina e além do time da Cidade, que tem o mesmo nome, terá como adversários a Ponte Preta-SP e o Ceilândia-DF. O técnico do Vovô é o carioca Luís Felipe Santos, que já foi campeão brasileiro sub-20 pelo Fluminense. A delegação alvinegra voa para São Paulo dia 31 de dezembro, com 20 jogadores. Destaque para o atacante Rick, maranhense de 19 anos.

 

Um pouco mais abaixo, no Grupo 9, com tem sede em Franca, está o Galo do Tabuleiro. Além do Francana, time da casa, o Horizonte terá pela frente o Botafogo-RJ e o Cuiabá. Estreante no torneio, o campeão cearense sub-20 fez parceria com o Aliança, terceiro representante cearense no ano passado, que inclusive mantém atividades também em São Paulo. O elenco mesclou os melhores de cada time. O técnico é José Roberto, do Aliança.

 

Diferentemente dos outros dois cearenses, o Horizonte planeja um período de aclimatação para os 21 jogadores que vai levar na delegação. A ideia é viajar dia 28, seis dias antes da estreia, para encarar o Fogão na estreia com as melhores condições possíveis. Acontece que ficar mais tempo em São Paulo demanda mais dinheiro e, por isso, o Galo pode viajar mesmo em 2 de janeiro caso não consiga os recursos necessários.

 

O Fortaleza ficou no Grupo 19, com sede em Indaiatuba. Os adversários do Leão são Primavera-SP, Sertãozinho-SP e Queimadense-PB. Comandado pelo técnico Marcone Montenegro, o Fortaleza quer voltar a passar da primeira fase, algo que não consegue há cinco anos. O time que vai representar o Tricolor é basicamente o mesmo que faturou o título da Copa do Nordeste sub-20, desbancando o Bahia na final.

 

A delegação do Fortaleza segue para Campinas na madrugada do dia 2 de janeiro e, de lá, segue por terra até Indaiatuba. O meia atacante Jacaré, que veio do Icasa, desponta como o destaque tricolor.

 

Restrição

 

Estão aptos a disputar a Copa São Paulo atletas nascidos nos anos de 1999, 2000, 2001, 2002 e 2003. A competição é a maior vitrine do futebol de base do Brasil

 

GRUPO 9/SEDE: FRANCA

 

ADVERSÁRIOS: Francana-SP, Botafogo-Rj, Cuiabá-MT

JOGOS: 3/1 - Botafogo x Horizonte; 5/1 - Francana x Horizonte; 8/1 - Horizonte x Cuiabá

TIME BASE: Luis Guilherme, Eudes, Pedro, Matias e Valdívia; Ruan, Mateus Caucaia, Celestino; Gustavo, Renildo, Vinicius

 

GRUPO 19/SEDE: INDAIATUBA

 

ADVERSÁRIOS: Primavera-SP, Sertãozinho-SP e Queimadense-PB

JOGOS: 3/1 - Fortaleza x Queimadense; 6/1 - Sertãozinho x Fortaleza; 9/1 - Primavera x Fortaleza

TIME BASE: Kenedy, Berg, Guilherme, Juan, Talisson; Iago, Wilker, Oliveira, Jacaré; Coutinho, Wendew

 

GRUPO 1/SEDE: ANDRADINA

 

ADVERSÁRIOS: Andradina-SP, Ponte Preta-SP e Ceilândia-DF

JOGOS: 3/1 - Ceará x Ceilândia; 6/1 - Ponte Preta x Ceará; 9/1 - Andradina x Ceará

TIME BASE: Enzo, Germano, Igor, Ronaldo, Matheus Farias; Leonardo Cesar, Humberto, William; Tiago Cunha, Luis David, Rick

O que você achou desse conteúdo?