Logo O POVO+
Tapete desgastado
Esportes

Tapete desgastado

| Sem pausa | Gramado da Arena Castelão sofre maratona de jogos e "rachas", realizados após o término do Campeonato Brasileiro
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
NULL (Foto: )
Foto: NULL

[FOTO1]

Engana-se quem pensa que, com as férias dos times cearenses, o gramado da Arena Castelão seria poupado em dezembro. Nas últimas duas semanas, o estádio vem sendo alugado e cedido para jogos de categorias de base, competições amadoras e jogos recreativos particulares, os populares "rachas". Um deles, no último fim de semana, causou preocupação por colocar em risco a integridade do campo, quando uma bomba rasga-lata foi atirada no campo. 

 

A cena foi registrada em vídeo, que acabou circulando pelas redes sociais.

Nas imagens, dois homens que participavam da atividade aparecem acendendo a bomba caseira e atirando o artefato na grande área do campo, bem próximo de onde estava posicionado o goleiro. Apesar do susto de quem ouviu o estouro da bomba, ninguém se feriu no episódio.

 

O POVO apurou que parte dessas partidas integram uma série de amistosos particulares, em que o gramado do estádio foi alugado para jogos, através de um contrato firmado com a Luarenas - empresa que administrava o Castelão até o dia 13 de dezembro, quando chegou ao fim contrato da companhia com o Governo do Estado.

 

Para além dos aluguéis, o gramado foi liberado pela Secretaria do Esporte do Estado (Sesporte) para jogos de fim de ano de servidores e colaboradores da pasta. O gramado também foi utilizado nas finais masculina e feminina do Campeonato Intermunicipal de Futebol. Na tarde de ontem, o estádio foi palco da final da Copa Seromo Sub-20 - em que o Floresta venceu o Fortaleza por 2 a 1 e foi campeão. Nas imagens, fica claro o estado ruim do gramado, que perdeu boa parte da coloração e ainda foi prejudicado pelas chuvas recentes.

 

A reportagem procurou a Sesporte, que confirmou que partir de hoje o campo entra em tratamento do gramado, limpeza das áreas internas e externas, e, dessa forma, não será mais utilizado para jogos particulares. As providências para identificação dos responsáveis pela bomba caseira já teriam sido tomadas.

 

Ao O POVO, o titular da Sesporte, Euler Barbosa, comentou o episódio. "De uma forma geral, esses tipos de partidas são tradicionais em fim de temporada. Quanto às pessoas que soltaram a bomba aí no campo, já pedi pra identificar. No mais, o campo estará em condições até o início da próxima temporada", prometeu.

 

Em nota à imprensa, a Luarenas informa que entregou a Arena Castelão em 13 de dezembro e deixou o gramado em "perfeitas condições". Antes dessa data, os eventos foram de total responsabilidade da empresa, completa.

"A Luarenas como empresa privada entende que não é fácil assumir um equipamento da grandeza do Castelão e por isso está dando todo o suporte que é devido à Secretaria", finaliza a nota.

 

O POVO procurou as diretorias de Ceará e Fortaleza, que utilizam o Castelão regularmente e que devem ficar responsáveis pelo equipamento em "gestão compartilhada" com o Estado até o segundo semestre de 2019, mas os representantes dos clubes não quiseram se manifestar sobre o assunto.

 

Gestão

 

A Arena Castelão está em processo licitatório para definir o gestor do equipamento nos próximos 20 anos. Até a conclusão da licitação, o estádio fica sob responsabilidade do Estado

O que você achou desse conteúdo?