Logo O POVO+
Para quem Torce em pé
Esportes

Para quem Torce em pé

|Setorização| Espaço sem cadeiras para as torcidas organizadas no Castelão deve sair do papel graças ao retorno da gestão da arena ao Governo do Estado
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
NULL (Foto: )
Foto: NULL
[FOTO1]

Dois anos após ser anunciado oficialmente, o setor especial para torcidas organizadas no Castelão deve finalmente sair do papel. Com o equipamento sob gestão do Governo do Estado até a definição de uma nova licitação de concessão, que só deve acontecer em outubro de 2019, a ideia é concluir a setorização do estádio proposta em janeiro de 2017 pelo Plano Estadual de Pacificação e Regulamentação das Torcidas Organizadas.

[SAIBAMAIS]

Em resumo, as organizadas vão descer para o anel inferior do estádio e ocupar os dois espaços atrás das traves. Para que isso aconteça, as cadeiras dos locais serão retiradas. O anúncio foi feito pelo secretário do Esporte, Euler Barbosa, em entrevista ao programa Trem Bala, da TVC.

 

"Foi feito um estudo e nós estamos trabalhando isso em um conjunto de reuniões com as organizadas, Polícia Militar e o Ministério Público. Chegamos a essa decisão e isso só poderia ser feito quando o estádio estivesse sob nossa jurisdição", explicou Barbosa, alegando que essa setorização já ocorre em estádios modernos mundo afora.

 

Existem, no entanto, pequenas mudanças da ideia original. Uma delas é que se o torcedor comum quiser se juntar às organizadas para torcer em pé, poderá. O contrário, no entanto, não será permitido. No projeto original, a reserva do setor sem cadeiras apenas para os grupos de torcida exigiria deles um cadastramento, o que identificaria os presentes no local. A permissão da entrada do torcedor comum, que não é cadastrado, se ele assim quiser, desvirtua isso.

 

Essa mudança vai de encontro ao que pensa o responsável pelo Batalhão de Eventos da Polícia Militar, tenente-coronel João Batista Farias. "O mais importante de eles ocuparem aquele lugar é que sejam todos cadastrados, porque aí teremos o controle de quem entrar ali", defende. Coronel Farias admite conversas avançadas com o Núcleo Permanente de Ações Integradas de Combate à Violência nos Estádios de Futebol da Capital (Nudtor) sobre o setor de organizadas, mas faz ressalvas de que algumas estatísticas ainda serão reavaliadas. Quanto à retirada de cadeiras, ele alerta que será  necessário implantação de barras anti-esmagamento.

 

Em relação à primeira vez que o plano de setorização foi apresentado e não vingou, o secretário da Coordenadoria Especial de Políticas Públicas de Juventude do Gabinete do Governador (Cojuv), David Barros, disse que os clubes ficaram receosos com prejuízos e perdas de mandos de campo (por possíveis invasões). À época, os clubes confirmaram o posicionamento.

 

O secretário Euler Barbosa informou que logo no início de 2019 vai abrir licitação para acessibilidade e setorização do Castelão e acredita que até o meio do ano tudo estará pronto.

O que você achou desse conteúdo?