Logo O POVO+
Havaí verde e amarelo
Esportes

Havaí verde e amarelo

| Surfe | Com atuação irretocável, Gabriel Medina vence etapa e fica com título mundial. Jessé Mendes traz ainda a Tríplice Coroa Havaiana para o Brasil
Edição Impressa
Tipo Notícia
NULL (Foto: )
Foto: NULL

[FOTO1]

"Espaço reservado para o troféu do bicampeonato mundial". Na sala de conquistas do surfista Gabriel Medina, no Instituto que criou com seu nome em Maresias, no litoral paulista, a mensagem servia de motivação antes do embarque para o Havaí. E como uma profecia, o atleta brasileiro cumpriu à risca o que dizia o bilhete e garantiu o seu mais novo troféu no surfe.

 

O brasileiro conquistou o bicampeonato mundial de surfe ontem durante a disputa da etapa de Pipeline, no Havaí - a última do ano. Ele confirmou o favoritismo ao passar as suas baterias sempre com bom desempenho enquanto que seus adversários, o compatriota Filipe Toledo e o australiano Julian Wilson, não tiveram como pará-lo na última edição.

 

Medina precisava chegar à final em Pipeline para ser campeão. Nem precisava disputá-la. Mas foi além disso, com direito a vitória diante de Julian Wilson na decisão.

 

Filipinho foi o primeiro a cair, perdendo para o lendário Kelly Slater na terceira fase.

 

Depois de passar por quatro baterias irrepreensíveis, Medina ficou a uma vitória na semifinal do título. O adversário foi o sul-africano Jordy Smith, que começou na frente, mas tomou a virada depois que Medina pegou um lindo tubo para backdoor, alcançando uma nota de 9,10. No final, o brasileiro somou 16,27 contra 15,83 e saiu do mar nos braços dos amigos em Pipeline.

 

É o segundo título do Circuito Mundial de Surfe do garoto de Maresias. Em 2014, ele se tornou o primeiro brasileiro a ser campeão mundial na modalidade. Agora, é o primeiro bicampeão e deixa o Brasil com três troféus - Adriano de Souza, o Mineirinho, ganhou o Mundial em 2015. O feito de Medina coroa o ótimo momento do surfe nacional.

 

"É um dos melhores que eu já vi, se não é o melhor que eu já vi sobre uma prancha. Eu sou um fã do Gabriel e amo vê-lo surfar. Falo para o Mick Fanning e para todo mundo. Ele é o melhor que eu já vi", afirmou Joel Parkinson, campeão mundial de 2012 e um dos principais rivais do brasileiro.

 

A vitória da etapa e o título de Medina, diga-se, não foram os únicos triunfos da "Brazilian Storm" ontem. Jessé Mendes caiu na quarta fase, mas, com os resultados conquistados nas etapas Hawaiian Pro e Vans World Cup, conquistou a Tríplice Coroa Havaiana. A competição tem enorme prestígio na modalidade e premia o surfista com melhor performance nas três principais disputas no Havaí. 

 

(Com Agência Estado)

 

O que você achou desse conteúdo?